Mundo

Bruxelas fala em melhoria nas relações com Turquia

O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, reconheceu, ontem, que a atmosfera das relações com a Turquia “melhorou recentemente” após um “ano complicado” entre os dois parceiros.

22/01/2021  Última atualização 10H05
"O último ano foi um ano complicado para as relações [entre a Turquia e a UE]. Recentemente, vimos [que foram dados] passos importantes dos dois lados e houve uma melhoria na atmosfera geral”, referiu Borrell numa conferência de imprensa na ocasião de um encontro, em Bruxelas, com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu.
Também Cavusoglu reconheceu que 2020 foi "um ano problemático” nas relações entre os dois parceiros, como ilustrado na aprovação de sanções à Turquia aquando da cimeira dos líderes europeus em Dezembro, mas reforçou a mensagem de Borrell ao referir que há vontade em "criar uma atmosfera positiva”. "Os dois lados fizeram declarações recíprocas com o objectivo trazer uma dimensão mais sensata e sustentável às nossas relações”, destacou o responsável turco.Nesse âmbito, Borrell referiu que "a retomada de discussões preparatórias directas entre a Turquia e a Grécia” são um "bom sinal” e frisou que "esse tipo de esforços tem de ser mantido”."As intenções e os anúncios têm de se traduzir em acções”, defendeu o Alto Representante da União Europeia.

Também Cavusoglu referiu que para que uma "atmosfera positiva seja sustentável” é preciso que os dois parceiros dêem "passos concretos”.Entre os temas em debate na reunião, os dois responsáveis destacaram os esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, com vista à organização de uma conferência multilateral sob os auspícios das Nações Unidas sobre a questão cipriota



,

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo