Coronavírus

Cabo Verde vacina 19 mil pessoas e espera receber mais doses em breve

Cabo Verde já imunizou quase 19 mil pessoas com pelo menos uma dose de vacina contra o novo coronavírus e espera receber mais doses em breve, para dar continuidade ao plano de vacinação, disse fonte oficial.

14/05/2021  Última atualização 06H25
Cabo Verde já imunizou quase 19 mil pessoas © Fotografia por: DR
Na habitual conferência de imprensa semanal de ponto de situação de pandemia no país, o director nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, disse que a campanha da vacinação continua no país, nesta fase em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.
Nesta faixa etária, disse que um total de 12.676 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, apelando a todos para se inscreverem para a imunização.

Até ao momento, quase 19 mil pessoas já receberam pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19, delas 95% são profissionais de saúde e desses cerca de 70% já tomaram as duas doses, ainda segundo a mesma fonte. O porta-voz do Ministério da Saúde disse que o ‘stock' de vacinas no país não é suficiente para alargar a vacinação a mais grupos, mas garantiu que Cabo Verde continua em contacto com vários parceiros para obter mais doses.

E com a aprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para utilização da vacina chinesa, Jorge Barreto acredita que vai melhorar as condições de acesso e é uma "boa notícia” para Cabo Verde. "E nós esperamos tirar um bom proveito de mais esta vacina que recebe a autorização da OMS para a sua utilização, numa situação de emergência”, afirmou o director, dando conta que outras vacinas estão à espera de autorização, aguardando que seja o mais breve possível.

"Para que possamos ter essa possibilidade de alargar o nosso leque de vacinas para ter acesso. O país está a trabalhar para ter muito em breve mais vacinas, para dar seguimento à campanha de vacinação”, salientou.
Jorge Barreto relembrou que o facto de as pessoas estarem vacinadas contra a Covid-19 não as impede de ter a doença, mas reduz consideravelmente essa probabilidade e de ter complicações de saúde que podem levar à morte.
Cabo Verde recebeu 24.000 doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca em 12 de Março e 5.850 da Pfizer, dois dias depois, com o plano de vacinação nacional que iniciou em 19 de Março.

As doses já recebidas em Cabo Verde inserem-se num total de 108 mil a fornecer pela AstraZeneca ao abrigo da Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.
Cabo Verde conta com mais de 26 mil casos positivos acumulados desde 19 de Março de 2020, dos quais 23.402 considerados recuperados, 235 óbitos e 2927 activos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login