Política

Chongoroi ganha complexo administrativo e residencial

Hermínio Fontes | Benguela

Jornalista

O município do Chongoroi já tem disponível o dinheiro para adjudicar a construção do primeiro complexo administrativo e residencial para as autarquias, enquadrado no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

16/04/2021  Última atualização 08H20
© Fotografia por: DR
Contemplado no âmbito do programa da descentralização, o complexo tem uma área de 40 metros quadrados de largura e 75 de comprimentos e engloba três edifícios, nos quais as pessoas com mobilidade reduzida não foram esquecidas.
O administrador do Chongoroi, João Herculano Neto, após assistir ao acto de consignação e lançamento da primeira pedra, congratulou-se com a obra.

Laurinda Cardoso, secretária de Estado da Administração do Território e coordenadora do grupo técnico do PIIM, salientou que está prevista a construção de 36 complexos residenciais administrativos em todo o país.

"A estratégia da distribuição está pouco relacionada com a escassez de condições de habitabilidade nos municípios rurais. Estamos a falar dos municípios mais recônditos, então, no processo de preparação e condições técnicas, administrativas e da logística para a implementação das autarquias, a estratégia é gizar garantias de mobilidade para melhor acompanhar a acomodação dos funcionários”, esclareceu.

Em função das necessidades que os municípios identificarem, disse, os outros poderão, também, contar com a construção de complexo residencial administrativo.
"Por exemplo, o município da Catumbela tem uma centralidade e, em princípio, aquilo que pretendemos resolver com os complexos residenciais administrativos pode ser solucionado com a centralidade da Catumbela”, adiantou.


Constrangimentos nas obras do PIIM
A secretária de Estado da Administração do Território identificou, na província de Benguela, alguns constrangimentos na execução de obras do PIIM, mas constatou que, no geral, as empreitadas têm um nível de execução intermédio.

Laurinda Cardoso disse ter constatado que algumas obras encontravam-se paralisadas, embora tenham sido já retomadas. "Espera-se que possamos concluir todos os projectos da província de Benguela, do ponto de vista da execução, ainda no primeiro semestre de 2022”, disse a governante.
A dirigente, que esteve à frente de uma delegação do grupo técnico do PIIM, elogiou o trabalho de fiscalização das obras. Em Benguela, a secretária de Estado Laurinda Cardoso visitou os municípios do Chongoroi, Cubal e Caimbambo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política