Desporto

Confenda leva negócios desportivos a debate

A Conferência de Negócios Desportivos em Angola, Confenda, decorreu, ontem, numa das unidades hoteleiras de Luanda, durante a manhã e parte do período da tarde.

21/03/2021  Última atualização 14H17
Conferência de Negócios Desportivos © Fotografia por: Edições Novembro
 Após o discurso de abertura, proferido pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, o evento contou com várias palestras e mesas-redondas, tendo como pano de fundo o desenvolvimento da indústria desportiva nacional e a geração de oportunidades de negócio nesta área específica.
Pedro Miguel, cirurgião ortopédico e director clínico da Federação Angolana de Futebol, FAF, foi o primeiro palestrante do dia, tendo abordado o desporto como factor de inclusão social e promoção da saúde.

Seguiu-se um vasto leque de especialistas em distintas áreas, com destaque para Hélder Jorge, presidente da Comissão Executiva da Giant Seguros que falou sobre o seguro desportivo.
 João Almeida, antigo jogador de andebol do ABC de Braga e internacional por Portugal, dissertou sobre a sustentabilidade e rentabilidade das actividades desportivas e afins.
O primeiro painel da Conferência terminou com a intervenção de Edmundo Endje, representante da "La Liga” em Angola que esclareceu aos participantes sobre o modelo de criação de valores da Liga Espanhola de Futebol Profissional.

A seguir realizou-se uma mesa-redonda sobre o tema "Gestão e Marketing Desportivo”, com as intervenções de Luís Cazengue, director do Estádio 11 de Novembro, Alexandre Canelas, presidente do Interclube, Rui Matata, director de Comunicação e Marketing da ZEE e Edivaldo Tavares, gestor de Marcas e Projectos Desportivos da Refriango, sob moderação do jornalista Sílvio Capuepue.

Antes de entrar para a segunda parte do evento, os participantes foram brindados com um breve momento cultural abrilhantado pelo músico Chetekela. A atleta olímpica Liliana Évora, detentora de 6 recordes nacionais, desafiou os presentes a equacionarem a criação de centros de Alto Rendimento como base sustentável para êxitos desportivos futuros do país. Num discurso emotivo, a corredora instou os detentores do poder a valorizar mais a necessidade de conceder oportunidades às crianças e jovens, de desenvolver as suas qualidades, a fim de permitir que atinjam o Alto Rendimento.

Um dos pontos altos da conferência foi a intervenção do fundador da EV- Visão Desportiva, o advogado Egas Viegas que abordou a Regulamentação e Legislação do desporto nacional, alertando os dirigentes dos clubes a explorarem a plenitude dos direitos que as leis angolanas conferem.
O segundo painel de palestras terminou com os temas Merchandising, Direitos de Imagem e Televisivos que teve como orador o Mestre em Marketing, Comunicação e Publicidade, António Silva e Captação de Créditos e Atracção de Investidores que teve como orador Daniel Sapateiro.

A segunda mesa-redonda teve como tema: Investimentos e Regulamentação do Mercado Desportivo, sendo intervenientes Carlos Almeida, secretário de Estado do Desporto, Edmundo Endje, representante da "La Liga”, Hussein Achi, director geral da "Premier Bet”, uma empresa de apostas desportivas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto