O secretário de Estado para os Recursos Minerais exortou este sábado, em Luanda, os empresários e empreendedores nacionais a terem maior perspicácia e interesse em investir nos vários segmentos do sector mineiro com vista a tirar proveito das potencialidades do país e a melhoria do ambiente de negócios.
A Unitel, o Tio Lucas e a Cuca são as três marcas mais apreciadas pelos inquiridos da edição 2023 do Relatório de Estudo do Consumidor da Superbrands Angola.
Nestes que são também os maiores centros de
consumo de Angola, o estudo mostra que, no top 20 das referências, as marcas de
moda, bebidas e tecnologias surgem como as mais mencionadas espontaneamente
pela população, com 72 por cento, enquanto ao nível da menção de marcas
nacionais, as bebidas, alimentação e tecnologia representam um valor de 85 por
cento.
Produtos nacionais líderes
A empresa Keyresearch é responsável pelo inquérito e, segundo os dados das marcas exclusivamente nacionais, as bebidas têm mais relevância, com destaque para a Cuca, Água Pura, cervejas Eka e Nocal.
Já as marcas do sector alimentar e tecnológica destacam-se a Unitel, Zap, Tio Lucas e os Alimo. Quando comparados aos estudos realizados no período 2021 e final de 2023, verifica-se que marcas como Eka, Alimo e Primavera registaram as maiores subidas no ranking, ao passo que Unitel, Top, Zap, BAI, Booster, Doppel, Ngola e BFA subiram no top 20.
No caso das marcas Fanta, Coca-Cola e Dona Xepa, apresentaram descidas mais pronunciadas. Vinul, Sprite, Compal, Madar, Sumol, Suave, Oasis e Tigra deixaram de integrar o top 20.
Após a apresentação dos resultados, o director-geral da Keyresearch, Paulo Santos, fizeram parte do estudo cerca de 2.245 entrevistados e a província de Luanda foi atingida em cerca de 50 por cento.
Por sua vez, o representante da Superbrands Angola, Pedro Vaz disse que após a divulgação na primeira quinzena de Setembro do corrente ano será realizada uma gala onde serão distinguidas várias marcas.
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