Regiões

Cuando Cubango: Contribuintes devem mais de 300 milhões de kwanzas ao INSS

Nicolau Vasco|Menongue

Jornalista

Pelo menos 628 empresas públicas e privadas na província do Cuando Cubango devem desde 2013 mais de 356 milhões de kwanzas ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

29/02/2024  Última atualização 22H04
© Fotografia por: Nicolau Vasco | Menongue
A informação foi revelada, esta quinta-feira, pela chefe dos dos serviços provinciais do INSS, Maria Salupula, no seminário sobre a cobrança coerciva das contribuições à segurança social. 

Na ocasião, especificou que neste momento o sector privado destaca-se como o maior devedor, porque não cumpre com a Protecção Social Obrigatória (PSO).

 Explicou, igualmente, que grande parte das empresas no Cuando Cubango descontam no salário dos trabalhadores os impostos para a reforma, mas que em muitos casos não enviam os respectivos valores para o INSS, situação que além de pôr em causa o PSO, suspende a pensão de reforma de muitos funcionários.

A responsável dos serviços províncias do INSS no Cuando Cubango sublinhou, ainda, que até ao momento o endividamento das empresas tem forçado a instituição a emitir várias notificações aos contribuintes para regularizarem a situação num prazo de 30 dias, mas que infelizmente a situação prevalece.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões