Regiões

Cuando Cubango: Novos professores admitidos

Evalina Pascoal | Menongue

Um total de 236 novos professores do Ensino Primário ao Segundo Ciclo, admitidos no último Concurso Público no sector da Educação na província do Cuando Cubango, receberam na última sexta-feira, na cidade de Menongue, as suas guias de colocação para começarem a exercer as suas funções.

23/04/2024  Última atualização 09H00
Vice-governadora fez a entrega simbólica das guias © Fotografia por: Nelson Bonito| Edições Novembro

A entrega das guias ocorreu simultaneamente com o encerramento de um seminário de reciclagem psicopedagógica que os novos professores foram submetidos durante um período de dez dias.

A vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Helena Chimena, afirmou que o processo de ensino e aprendizagem exige, de forma permanente, o reforço e incremento dos novos professores, para que os diversos níveis de ensino tenham a capacidade de corresponder à demanda dos alunos matriculados.

Por essa razão, enfatizou que um dos requisitos para ingressar na carreira docente e dos agentes da Educação, de acordo com a legislação vigente, é possuir formação especializada de professor em todos os níveis, ao contrário do que acontecia no passado, quando eram admitidos quadros que não possuíam a formação pedagógica necessária.

O director do Gabinete Provincial da Educação, Inácio José Samba, informou que dos 236 professores recém-contratados, 204 possuem o 13º grau e 32 o 6º grau, dentre os oito mil candidatos que participaram do referido Concurso Público.

Inácio José Samba ressaltou que actualmente o sector conta com 6.758 professores colocados em 186 escolas, totalizando 1.854 salas de aula, o que permitiu a matrícula de 169.638 alunos do Ensino Primário ao Segundo Ciclo no presente ano lectivo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões