Política

Cuanza-Norte: Governador defende aposta no capital humano

O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, afirmou, em Ndalatando, que o Governo provincial considera o capital humano factor fundamental para a concretização dos principais desafios preconizados para a província.

03/03/2024  Última atualização 09H16
João Diogo Gaspar considera a formação um pilar essencial © Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro

Ao intervir, sexta-feira, na acção formativa dirigida a 80 gestores públicos, entre administradores municipais, directores provinciais, municipais e técnicos de recursos humanos, o governador assegurou que a formação e o desenvolvimento das pessoas constituem o pilar essencial para melhoria e desempenho colectivo dos funcionários públicos, contribuindo para a oferta de serviços de qualidade para todos os cidadãos. 

João Diogo Gaspar referiu, ainda, que a formação em gestão de quadros, procedimentos e actos administrativos visa desenvolver as competências sociais ao colectivo de gestores públicos dos distintos sectores da província, tendo apelado à promoção de mais acções do género e outras de carácter prático, para que se construa um Governo "mais eficaz e comprometido com o bem-estar das populações”. 

Para o técnico do Gabinete Provincial dos Recursos Humanos, Ramos dos Santos, a formação visou capacitar os gestores públicos, de modo a que acompanhem a mudança de paradigma em curso na gestão dos funcionários públicos.

A desvalorização e a falta de colocação dos quadros nos lugares mediante as qualificações e experiência profissional são os factores que motivam a fuga dos mesmos para outras províncias, tendo sublinhado que, no ano passado, mais de 40 profissionais abandonaram o Cuanza-Norte.

"A província tem, nos diversos sectores públicos, cerca de 10 mil e 84 funcionários e, destes, mais de 300 agentes administrativos ingressaram na função pública, por via da nomeação em Comissão de Serviço”, esclareceu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política