Economia

Cuanza-Sul junta 12 municípios para reforçar as competências

Víctor Pedro|Sumbe

Os gestores públicos e técnicos de unidades orçamentadas dos 12 municípios da província do Cuanza-Sul foram, recentemente, capacitados, no Sumbe, sobre as regras de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2024.

23/02/2024  Última atualização 11H33
Governador Job Capapinha (à direita) quer maior empenho © Fotografia por: Victor Pedro | Edições Novembro | Sumbe
A acção foi promovida pela Delegação das Finanças, visando potencializar os gestores com as novas regras de execução das despesas públicas e, desta forma, responderem aos desafios do presente ano orçamental.

Os participantes abordaram, durante dois dias de formação, temas como as regras de execução orçamental do OGE 2024; execução patrimonial e de projectos de investimentos públicos; formas de contratação pública, bem como a prestação de contas.

Na abertura do seminário, o governador provincial do Cuanza-Sul, Job Capapinha, considerou a formação oportuna, porque vai permitir aumentar os conhecimentos que os gestores públicos  têm e assim ajudar na adaptação às novas regras de execução da despesa pública, melhoria das metodologias de execução orçamental e também despertar a cultura de prestação de contas.

Job Capapinha alertou ainda os gestores públicos para a necessidade de começarem a esclarecer as populações acerca do funcionamento das regras de execução orçamental na administração local e nas unidades orçamentadas. "É necessário que haja maior interacção entre os gestores públicos e os cidadãos, por forma a esclarecê-los sobre  como são elaborados os  orçamentos, e feita a programação para execução orçamental,  bem como sobre as metas estabelecidas pelo sistema de execução, no intuito de perceberem as razões dos atrasos dos projectos públicos”, apontou.

O governante exortou os participantes do seminário de capacitação sobre as regras de execução orçamental a se empenharem e absorverem dos debates toda a informação necessária, a fim de difundir os novos conhecimentos com os outros técnicos e quadros que não foram contemplados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia