Opinião

Cuito Cuanavale

Cuito Cuanavale, uma localidade situada na província do Cuando Cubango, entrou definitivamente na História de África e do mundo, por ter sido o cenário de uma batalha que foi decisiva para a o fim do apartheid, a libertação de Nelson Mandela e para a conquista da Independência da Namíbia.

23/03/2021  Última atualização 09H45
Em 1988, Cuito Cuanavale estava nas bocas do mundo, porque se travava aí uma das maiores batalhas entre as tropas angolanas, aliadas a forças internacionalistas cubanas, e o exército do regime racista sul-africano.

Especialistas em matéria militar chegaram a qualificar a Batalha do Cuito Cuanavale como uma das maiores depois da Primeira e Segunda Guerras Mundiais, pelo número de efectivos envolvidos e pela elevada capacidade letal do armamento utilizado.

 Os países africanos sentiram-se orgulhosos da coragem dos angolanos na Batalha do Cuito Cuanavale e não deixaram de, em várias ocasiões e em diferentes fóruns, enaltecer os feitos protagonizados pelas tropas angolanas na guerra contra um exército - o sul-africano - que se julgava invencível.

É justo que hoje, 23 de Março, Dia da Libertação da África Austral, prestemos homenagem a todos os que directa ou indirectamente contribuíram para derrotar o poderoso exército do regime do apartheid, abrindo caminho para o fim definitivo do colonialismo no nosso continente.

 O Bureau Político do MPLA não deixou de assinalar a data, tendo referido, em declaração, que "o desfecho vitorioso da Batalha do Cuíto Cuanavale provocou uma autêntica mudança no curso da História, tendo determinado a libertação de Nelson Mandela, a queda do regime do Apartheid na África do Sul e a independência da Namíbia, pelo que a sua consagração como feriado regional, para além de representar um justo tributo à Angola pela causa da pacificação e democratização da sub-região, enobrece o sentido humanista e o espírito solidário do povo angolano".

Na batalha do Cuito Cuanavale morreram angolanos, mas o sangue derramado por filhos de Angola não foi em vão. Hoje milhões de africanos estão livres na Namíbia e na África Sul, em consequência da vontade dos angolanos de cumprir uma das palavras de ordem do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto: "Na Namíbia, no Zimbawe e na África do Sul está a continuação da nossa luta". A missão para a libertação de toda a África foi cumprida!

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião