Política

CVA promete apostar na recuperação de infra-estruturas

Engrácia Francisco

Jornalista

A presidente da Cruz Vermelha de Angola (CVA), Delfina Cumandala, disse, segunda-feira, em Luanda, que o Executivo está empenhado na recuperação de infra-estruturas em todo o país, nomeadamente, centros médicos e escolas de apoio comunitário.

02/04/2024  Última atualização 07H53
Delfina Cumandala © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

A informação foi avançada no fim de um encontro entre a  presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), Kate Forbes, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, e representantes da CVA.

Delfina Cumandala revelou à imprensa que a maior parte dos centros médicos de apoio comunitário do país não está em funcionamento. "Do diagnóstico feito nas 18 províncias, podemos recuperar poucos postos médicos, porque a maior parte está inactivo por falta de meios e de recursos humanos", revelou, acrescentando que esta preocupação foi colocada à presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Para a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, a Cruz Vermelha angolana é um parceiro estratégico para o sector, pelo que tem cumprido com várias acções humanitárias, ligadas às pessoas vulneráveis, vítimas da seca e das cheias.

Sílvia Lutucuta reconheceu, também, à imprensa, que vários têm sido os apoios dados pela CVA na questão da segurança alimentar, má nutrição, vacinação e doação de sangue.

De acordo com a governante, foram, igualmente, levantados aspectos ligados à formação de quadros. "Eles têm uma escola de formação de quadros no sector da Saúde que, neste momento, precisa melhorar as condições e começar a formar. Como também a questão da  assistência médica e medicamentosa em postos de saúde e unidades sanitárias de pequeno porte, que precisam de ser recuperados", descreveu.

 
Apoio aos programas de vacinação

A presidente da FICV, Kate Forbes, garantiu, ontem, que a instituição que dirige, através da Cruz Vermelha de Angola, vai ajudar o Ministério da Saúde nos grandes desafios que enfrenta. "Temos dado apoio a programas de vacinação, doação de sangue e todas as questões relacionadas à seca que o país enfrenta", acautelou.

Para o apoio às vacinações, disse, "não há um valor exacto a avançar, mas estamos claramente convidados a ajudar, daí a presença em todas as províncias para apoiar o Programa actual de Vacinação”.

A presidente da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Kate Forbes, realiza,  hoje, uma visita à Escola de Formação de Quadros da Cruz Vermelha, localizada no município de Viana. Segundo Delfina Cumandala, aquando do encerramento da escola, por falta de meios, a instituição tinha a capacidade de formar mais de 400 estudantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política