Desporto

Árbitros de futebol realizam testes físicos

Mazarino da Cunha |

Jornalista

Os testes físicos e teóricos para a renovação de carteiras para árbitros e assistentes de futebol, com entrada no quadro da FIFA,  realizam-se neste sábado, às 7h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros, em Luanda, visando a época 2018/2019, que começa no dia 27 de Outubro.

15/09/2018  Última atualização 09H37
DR

As provas vão contar com todos os árbitros principais e assistentes do quadro da FIFA e mais três convidados pelo Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola (CCAFA).
O presidente do CCAFA, Jorge Mário Fernandes, disse ontem ao Jornal de Angola, que foram convidados três árbitros do Conselho Provincial de Luanda , entre eles Mauro de Oliveira e Ailton Carmelino, não adiantando a identidade do terceiro.
Para os testes foram convocados Hélder Martins, António Caxala, João Goma, de Luanda, António Dungula (Benguela), José Álvaro (Huíla) e Paulo Sérgio (Moxico).
Tânia Duarte (Huíla) e Judite Mestre (Benguela), desde a semana passada na África do Sul a apitar no torneio da Taça Cosafa, realizaram os testes físicos em Joanesburgo.
Foram seleccionados  os assistentes Jerson Emiliano dos Santos, Estanislau Guedes Muluta Prata e Rosário Cassinda (Huíla), Wilson Ntyamba (Namibe), Júlio Lemos, Ivanildo Lopes e Evanildo Martins (Luanda).  Os testes vão ser orientados pelos instrutores físicos da FIFA, José Soyamba, Leopoldo Braga Mavunza e António Dongala, e os teóricos pelos instrutores técnicos Inácio Cândido, Idoluviz Dias e Fernando Mação.
O dirigente anunciou que no dia 12 de Outubro realiza-se um seminário de actualização e refrescamento, no Estádio Municipal dos Coqueiros, com prelecção do instrutor da FIFA, Carlos Henriques.
O sul-africano, que também é representante da Zona V da União Africana, chega a Luanda  no dia 11 de Outubro para orientar a parte teórica da formação. A prática está reservada a outro instrutor da CAF e FIFA.