Desporto

Munícipes vibram na festa da cidade dominada ontem por Dário António

No regresso das emoções do ciclismo à baixa de Luanda, cidade que celebrou na sexta-feira 443 anos da sua fundação, Dário António, atleta de Elite do BAI Sicasal Petro de Luanda, dominou ontem de ponta a ponta a prova de circuito fechado de 30 km.

27/01/2019  Última atualização 14H56

O campeão provincial e nacional da categoria, levado em ombros no final pelos adeptos tricolores, venceu a primeira etapa da Taça Luanda XXL, ao percorrer a distância (15 voltas) em 00:41:44 minutos, seguido pelos colegas Wagner Chiquito (00:41:59) e Mário Carvalho (00:42:48). Zeferino Palanga “Reny”, dos Amadores Cicloturistas (ACT), foi a grande revelação, ao cortar a meta na quarta posição, a 01.10 minuto do líder.
Nos Sub-23, Bruno Araújo (Petro) ocupou o primeiro lugar, à frente de Estêvão Silva e Blanche Marcelino, ambos da Orped Angola LinkConnection. Nos Master 30, o domínio pertenceu à RV Racing, que colocou Carlos Lima e Mauro Almeida nos dois primeiros lugares, seguidos por Paulo Garcia “Pilecas”, dos Kambas do Pedal de Luanda (KPL), ciclista que está em franco crescimento.
Bruno Barbosa (Gicate Scott Bike Team) impôs-se nos Master 40. Patrício de Brito (KPL) e Fernando Lemos (ACT) completaram o pódio. Nos Master 50, António Quinta (ACT) superou o colega Francisco Franca, único concorrente na categoria.
Cristian Silva e Eric Pi-nheiro, ambos da Escola de Ciclismo 2Rodas, pontuaram nos cadetes. Hélvio Lemos (Petro) triunfou nos juniores, à frente de Rui Marques (Kambas da Bicicleta, KB) e Mário Ndjambo (Clube de Ciclismo da Centralidade do Kilamba).

Etapa dos Ramiros
A prova organizada pela Associação de Luanda (APCIL) e Orped Angola, com o patrocínio da marca de bebida energética XXL, reserva para hoje, às 9h00, a disputa de um contra-relógio por equipas, na zona dos Ramiros, em 40 km.
Vão ser considerados os três melhores tempos do quarteto de cada formação, para definir a classificação da etapa. Todos os participantes terão três pontos de bonificação na tabela classificativa da Taça Luanda, que decorre ao longo no ano.   
A grande inovação da presente época é a disputa do Torneio Internacional Orped An-
gola, aberto no passado final de semana, com a realização do III Grande Prémio dos Amadores Cicloturistas.
Até Novembro, os ciclistas vão competir em 24 provas, nas províncias de Luanda, Malanje e Benguela. Petro, Orped e KB estão a liderar.