Cultura

“Antes da Fama”

André Sibi

Jornalista

O rapper angolano Sheezy está de regresso ao país, depois de uma longa estada na Namíbia, Noruega e nos Estados Unidos de América. E no mês de Junho colocará à disposição do público o seu primeiro disco da carreira a solo, intitulado “Antes da Fama”. O local escolhido é  o Parque da Independência, em Luanda.

27/01/2019  Última atualização 12H19

Sheezy é, igualmente, produtor musical e proprietário do estúdio Mukubal Records, localizado no Morro Bento, defronte a Toyota de Angola, onde gravou 90 por cento das canções integrantes do álbum. As outras músicas foram gravadas na Rádio Vial, em Luanda, e na República da Namíbia. A masterização ficou por conta do estúdio Mukubal Records e da Rádio Vial, enquanto que a edição está a ser feita nos Estados Unidos da América.
Gravado em diversos estilos, o CD comporta 20 músicas em português e inglês. Tem as participações dos músicos Snug Boy, M-Deponde, Milnomes, Núrio Back, Lalu, irmão mais novo de Yola Semedo, Gari Sinedima, Kletus Boy Guido e Ned Beat.
Além de Luanda, o disco será vendido e autografado nas províncias do Namibe, sua terra natal, Benguela, Huambo e Cabinda, e em Windhoek, país onde começou a dar os primeiros passos na música.
Os vídeos e as canções promocionais estão a passar em várias TV. O músico vai lançar, também, um DVD com 10 clipes e um documentário de 50 minutos,
a retratar a sua trajectória artística, desde gravações, entrevistas e depoimentos de músicos que testemunharam o nascimento da sua carreira.
Durante a sessão de venda e assinatura de autógrafos do CD, Sheezy vai aproveitar a oportunidade para comercializar alguns produtos da Mukubal Records, como T-shirts, chapéus e camisas.
Enquanto produtor musical, pelo seu estúdio, inaugurado em 2014, passaram músicos como Flay, Kyaku Kadaff, Leo Príncipe, The Groove e Gari Sinedima.
Sheezy acredita que os 10 anos de preparação do disco foram produtivos e originaram a um produto com qualidade para colocar no mercado. Nesse período, teve a oportunidade de partilhar ideias com grandes nomes da praça nacional que serviram para o aperfeiçoamento do trabalho que em Junho estará a disposição do público.
Sheezy, nome artístico de João Francis-co de Sousa, nasceu a 6 de Dezembro de 1985, na província do Namibe.  Começou a cantar muito cedo, usando instrumentais de outros artistas. Mas foi somente em 1999 que começou a escrever as suas rimas e subiu, pela primeira vez, num palco.
Em 2005, com 19 anos, a frequentar o 2º ano da faculdade, gravou a primeira música, intitulada  “Stressing”, e integrou o grupo de rapper A51, com os amigos Lalu, Finix e Códe. O grupo lançou na República da Namíbia uma Mixtape intitulada “Área Restrita”, com 20 faixas musicais.
Presentemente, Sheezy segue carreira a solo e o primeiro trabalho nessa condição é o que está em prepa-
ração para ser colocado no mercado. Para o projecto ganhar visibilidade, lançou um documentário e vídeos que estão disponíveis no seu canal YouTube.