Economia

697 milhões de kwanzas para fábricas em Quibaxe

A edificação de um Parque Industrial Rural em Quibaxe, no município dos Dembos (Bengo), deve ficar concluída em Dezembro, depois de absorver investimentos de 697,31 milhões de kwanzas, anunciou sexta-feira, naque-la localidade, a ministra da Indústria.

10/02/2019  Última atualização 19H49
Maria João | Edições Novembro © Fotografia por: Ministra da Indústria Bernarda Martins lança a primeira pedra para a construção do parque

O parque vai ter instaladas sete unidades fabris voltadas para a produção de fuba de bombó, ração animal e sumos, devido aos altos índices do cultivo de mandioca e citrinos em Quibaxe, com o projecto a gerar cerca de 100 postos de trabalho directos e quase mil indirectos, de acordo com informações de Bernarda Martins.
O parque ocupa uma área entre três e dez hectares e é implantado numa perspectiva de crescimento faseado, onde além de sete plataformas com quatro unidades industriais, comporta um edifício administrativo, arruamentos, bem como centrais de geração de energia e de abastecimento de água.
“Tendo consciência de que Quibaxe tem elevado potencial na produção agrícola, o Executivo decidiu construir um pequeno parque industrial”, afirmou a ministra, acrescentando que a edificação enquadra-se na ideia mais geral de enfrentar as dificuldades de escoamento de produtos do campo para os grandes centros de consumo, ajudando os camponeses a comercializar as suas abundantes colheitas.
“Este projecto vai impulsionar os camponeses a produzirem ainda mais, pois têm garantias de que podem vender os seus produtos no mercado local”, considerou o coordenador do parque, Adérito Van-Dúnem, durante a permanência da ministra em Quibaxe, na sexta-feira.
No período de expansão, o parque vai ter instaladas duas outras unidades para alargar os processos fabris à totalidade da produção agrícola da localidade e elevar os níveis de emprego, havendo um esforço para que os prazos definidos com o empreiteiro sejam cumpridos e a obra seja entregue em Dezembro.
O Parque Industrial Rural do Quibaxe é o quarto a ser edificado, depois dos que estão instalados nas províncias de Benguela, Zaire e Malanje, envolvendo um total de mil famílias e estando a ser edificado em paralelo com outro no Uíge.