Economia

Sauditas tencionam investir em Angola

A Saudi Aramco, petrolífera estatal da Arábia Saudita e uma das maiores empresas mundiais do sector, quer investir em Angola. A intenção foi anunciada pelos especialistas daquele país, que estão em Luanda para recolher informações sobre oportunidades de negócios nos domínios de petróleo, gás, petroquímica e recursos minerais sólidos.

17/04/2019  Última atualização 15H23
DR

Três representantes do Ministério da Energia e Indústria daquele país foram recebidos ontem, em Lua-nda, pelo secretário de Estado da Geologia e Minas, Jânio Correa Victor, antes de iniciarem contactos com peritos angolanos ligados ao Ministério dos Petróleos e Recursos Minerais, Sonangol, Endiama, Ferrangol e Sodiam.
Jânio Correa Victor informou sobre as oportunidades de negócio proporcionados pelo Plano Estratégico de Licitações de Blocos Petrolíferos em Angola. Por seu turno, o responsável do departamento de cooperação do ministério saudita da Energia e Indústria, Khalid Alotaibi, afirmou que “a Saudi Aramco vê no plano uma oportunidade para participar dos concursos e procurar actuar em Angola”.
Já a mineradora Ma’aden, vocacionada para a exploração de fosfatos, ouro e alumínio está interessada em pesquisar novas oportunidades em Angola, tendo em conta a materialização do seu plano de crescimento.
A Saudi Aramco é a companhia petrolífera estatal saudita e a maior companhia do mundo em termos de reservas de óleo cru e de produção, com um valor estimado em até 2 triliões de dólares no Financial Times, o que a torna uma das empresas mais valiosas do mundo.
Baseada em Dhahran, a Saudi Aramco opera também a maior rede mundial de hidrocarbonetos, a Master Gas System. Formalmente é conhecida como Aramco (Companhia Petrolífera Américo-saudita). Hoje as delegações vão discutir a visita do ministro saudita a Angola e uma possível deslocação do ministro angolano, Diamantino Azevedo, àquele país.