Desporto

1º de Agosto distingue atletas do clube na Selecção Sub-17

A direcção do 1º de Agosto homenageou ontem, na Cidade Desportiva, o treinador e os seis jogadores do clube que representaram a Selecção Nacional Sub-17 de futebol, no Campeonato Africano das Nações (CAN), decorrido em Dar-es-Salam (Tanzânia), onde conquistou a medalha de bronze e apurou-se para o Campeonato do Mundo de 2019, no Brasil.

04/05/2019  Última atualização 11H56
Alberto Pedro | Edições Novembro © Fotografia por: Direcção atribuiu diplomas de mérito aos jogadores e técnico

Com o objectivo de espelhar o trabalho feito nos escalões de formação, o elenco presidido por Carlos Hendrick distinguiu com diploma de mérito Pedro Gonçalves (seleccionador nacional), Osvaldo Capemba “Capita” (avançado), Geovani (guarda-redes), Afonso (lateral direito), Pablo (central), Zito Luvumbo e Cisco, ambos médios.
Acto simples, mas de suma importância para os homenageados, contou com a presença de figuras do clube, com realce para Carlos Hendrick, presidente de direcção do 1º de Agosto, Paulo Jorge “Mangueijo”, vice-presidente para o Futebol, e o técnico Dragan Jovic.
A seguir a apresentação dos integrantes da equipa nacional pela mestre cerimónia Kianda Primo, os jogadores fizeram questão de apresentar ao presidente do clube os troféus conquistados na competição africana.
Osvaldo Capita, melhor marcador do CAN, com quatro golos, e homem de jogo frente aos Camarões, e Zito Luvumbo, melhor jogador em duas ocasiões diante da Nigéria e da Tanzânia. Os encarregados de educação dos homenageados também participaram da cerimónia.

Investir no capital humano

Dirigindo-se aos convidados, Carlos Hendrick lembrou que após assumir a presidência do clube, a prioridade recai para a formação e criação de infra-estruturas condignas para a prática desportiva. “Tivemos de cumprir e resolver um dos problemas que nos propusemos, quando tomámos posse no primeiro mandato. A formação de atletas e com condições de infra-estruturas adequadas para sermos uma potência em África e quiçá no Mundo. Somos um clube onde os jovens de ambos os sexos devem contribuir para o desenvolvimento e elevação da Nação, a nível internacional através do desporto”.
Em nome dos seis atletas, Osvaldo Capemba “Capita”, visivelmente emocionado, agradeceu a direcção do 1º de Agosto pela homenagem. “Aproveito para agradecer o digníssimo presidente por este gesto de carinho, pois muito tem feito em prol do clube. O sucesso exige tempo e dedicação. Hoje, sabemos que alcançámos um dos objectivos do clube e só chegámos até aqui, porque Deus permitiu e o nosso presidente incansavelmente nos apoiou”, salientou o avançado dos Sub-17. Já o técnico Pedro Gonçalves valorizou o trabalho feito no clube. “ São quatro anos de muito trabalho. Estou orgulhoso com o sucesso que temos vindo a alcançar”.