Economia

Stands para exposição da Filda 2019 quase prontos

Victorino Joaquim |

Jornalista

O director Nacional para a Economia, Competitividade e Inovação, Marcelino Pinto, disse ontem, em Luanda, que os stands para albergar os mais de 700 expositores já confirmados na edição 2019 da Filda têm já um grau de execução de 75 por cento.

03/07/2019  Última atualização 12H00
Maria Augusta | Edições Novembro © Fotografia por: Equipas de trabalho tudo fazem para aprontar os pavilhões

Marcelino Pinto destacou, como novidade do evento, a realização da conferência sobre “Financiamento e desenvolvimento económico”, onde está prevista a realização de negócios e sessões interactivas entre os participantes. A conferência discute sobre os instrumentos de financiamentos interno e externo.

“A partir do momento em que se toma conhecimento sobre as condições de acesso às linhas de financiamento, as empresas poderão depois em modelo «business to business», que privilegia os negócios de empresa para empresa, buscar as soluções mais adequadas aos seus projectos”, referiu.
No decorrer da conferência, de acordo com Marcelino Pinto, serão também apresentadas as linhas de financiamento nacionais e estrangeiras. Trata-se do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) orçado em 400 milhões de dólares e a linha de financiamento do Deutsche Bank da Alemanha, gerida pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), na ordem de mil milhões de dólares, para além de uma outra linha de financiamento garantida pelo Banco Nacional de Angola (BNA). Esta última põe à disposição do sector privado um valor equivalente a 800 milhões de dólares dos Fundos dos bancos nacionais.Já estão confirmadas a presença de 21 países e mais três por confirmar. Dentre eles destaca-se a Alemanha, que vem com uma representação governamental e alguns empresários. Portugal será representado pelo ministro da Economia e os secretários de Estado da Economia e o da Cooperação.