Sociedade

Apreendidos mil quilos de liamba em seis meses

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) da província da Huíla apreendeu, de Janeiro a Junho deste ano, mil quilogramas de liamba e deteve 90 indivíduos supostamente implicados no tráfico de drogas.

11/08/2019  Última atualização 11H33
Edições Novembro

A informação foi avançada, sexta-feira, à imprensa, na cidade do Lubango, pelo porta-voz do SIC na província da Huíla, Sebastião Vika, tendo referido que houve redução de 300 quilogramas deste estupefaciente em comparação a igual período de 2018, em que foram detidos 40 supostos traficantes. Fez saber que a droga, na província da Huíla, é produzida maioritariamente nos municípios da Chibia e Humpata, mas é no Lubango onde se regista o maior consumo de liamba. Segundo o responsável, a liamba produzida na Huíla é também comercializada nas províncias do Huambo, Namibe e Benguela.
“O tráfico e consumo de droga não é apenas problema de Polícia, mas um mal que prejudica toda a sociedade, devido aos actos que muitos destes consumidores praticam junto das comunidades, como assaltos, violações, assassinatos, entre outras acções delituosas”, disse Sebastião Vika.
Lembrou que os órgãos afectos à Delegação Provincial do Ministério do Interior na Huíla têm trabalhado com a sociedade civil na sensibilização da população sobre o perigo do uso destas substâncias e de outras drogas.