Economia

Comerciantes têm 15 dias para corrigirem anormalidades

O ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem, deu 15 dias às administrações de estabelecimentos comerciais, na província da Huíla, que não observam as regras estabelecidas, para fazerem as devidas correcções.

14/12/2019  Última atualização 08H18
Paulo Mulaza | Edições Novembro © Fotografia por: Ministro Joffre Va-Dunem

Joffre Van-Dúnem visitou, na quinta-feira, algumas superfícies comerciais na cidade do Lubango, tendo concluído que “infelizmente, ainda não estão totalmente adequados às normas, sobretudo às ligadas à segurança alimentar”.

O governante disse ter deixado orientações precisas para que sejam ultrapassadas as falhas e acauteladas as medidas de segurança alimentar. “Dentro de 15 dias, os nossos inspectores voltarão a passar para ver se foram executadas as recomendações baixadas”, alertou, admitindo a possibilidade do uso de medidas coercivas na próxima visita.
Aos inspectores e fiscais do Comércio e do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), Joffre Van-Dúnem recomendou o reforço das acções de fiscalização e remoção de eventuais obstáculos na cadeia de distribuição de produtos.
O ministro Joffre Van-Dúnem reafirmou que o abastecimento de produtos da cesta básica, a nível do país, está assegurado, descartando a possibilidade de roturas das reservas de bens durante esta fase do ano.
Durante a visita de trabalho de alguns dias na província da Huíla, além de visitas a superfícies comerciais, o ministro Joffre Van-Dúnem participou num encontro com a classe empresarial.