Sociedade

Natal faz a alegria das crianças

A actividade foi marcada com danças, jogos, declamação de poesia, canto, concurso de leitura, lanche e um grande almoço de confraternização. A entrega de brindes e o corte do bolo encerraram a festa.

22/12/2019  Última atualização 08H40
DR © Fotografia por: Matala

Maria Helena Nunes salientou que este ano o Natal da Criança decorreu no município da Matala como forma de “chegar mais perto das crianças das áreas rurais e desta maneira transmitir-lhes afecto e o abraço amigo”. Explicou que é nesta época do ano que os sonhos das crianças se elevam, que a sua imaginação voa mais alto e que os seus olhos brilham de forma mais intensa. “As crianças são elas próprias o genuíno espírito de Natal. Elas são essencialmente o futuro. Serão elas os adultos de amanhã”, defendeu Maria Helena Nunes, aconselhando aos petizes a terem a maior dedicação aos estudos e a não se esquecerem dos livros, mesmo no período de férias.
A pequena Ana João, em nome de todas, fez um pedido especial: “Que a energia e as boas vibrações nos nossos corações, com o amor do Natal, permaneçam sempre nas nossas vidas”.

Crianças Khoisan

O administrador municipal da Matala, Miguel Vicente, disse que a socialização das crianças das comunidades Khoisan decorre já há algum tempo. “É preciso puxá-las para a sua socialização. Como sabemos, os Khoisan são um povo nómada, mas, em função de todo um trabalho que tem sido feito, a integração das crianças tem decorrido com satisfação, não só no município da Matala, mas também noutras regiões da província”, explicou, dando a conhecer
que crianças San estão a frequentar a escola, com particular destaque nas comunas de Capelongo e Mulondo. “O apoio que tem sido prestado a essas crianças é idêntico ao que tem sido dado a outras mais necessitadas”, disse.
A directora do gabinete provincial da Família e Promoção da Mulher, Catarina Manuel, deu a conhecer que o governo da província tem desenvolvido acções com vista a integração das famílias da comunidade Khoisan. Essas acções consistem na entrega de sementes de milho, massango e massambala e juntas de gado de tracção animal. “O apoio às famílias está inserido no projecto desenvolvido pelo Governo, através das direcções provinciais da Agricultura e da Assistência e Reinserção Social, no quadro do programa de segurança alimentar em prol dos Khoisan”, frisou.
Catarina Manuel sublinhou que os programas e projectos de apoio foram desenvolvidos nos municípios da Cacula, Quipungo, Matala, Jamba, Lubango e Chibia, onde vivem famílias do referido grupo étnico.
A Direcção Provincial do Ministério da Assistência e Reinserção Social controla mais de 3.455 pessoas, num total de 798 famílias, da tribo Khoisan. Os Khoisan são uma etnia minoritária não bantu, historicamente considerados como os primeiros habitantes do território que hoje constitui Angola. São caracterizados pelo nomadismo.
Participaram também no evento de solidariedade natalícia a vice-governadora provincial da Huíla para o sector Político, Económico e Social Maria João Chipalavela e as administradoras municipais de Chicomba e de Quipungo, respectivamente, Dina Berner e Amélia Casimiro.