Cultura

Jovens pintam murais no Sambizanga

A cidade de Luanda apresenta, desde a primeira semana deste mês, uma nova pintura mural elaborada no município do Sambizanga, por nove artistas emergentes, residentes no bairro dos Lambas.

15/01/2020  Última atualização 17H54
DR © Fotografia por: Artistas apostam numa pintura educativa para educar jovens

A pintura, que teve início em Dezembro, está patente na rua Lueji ya Konda, a escassos metros da Administração Municipal do Sambizanga.
O mural, formado por 16 painéis (paredes pintadas), apresentam desenhos cujas mensagens apelam o amor ao próximo, abstinência às drogas e à delinquência.
Idealizado e coordenado pelo cartoonista Nelson Paím, o mural, na sua óptica, espelha o valor da arte na comunidade, que constitui um meio interventivo para a educação e resgate de valores de forma imediata.
De acordo com o promotor, o mural, o primeiro sob sua coordenação, consta do projecto Jovens Criativos Embaixadores de Arte. Trata-se de um movimento artístico juvenil urbano sem fins lucrativos, fundado a 9 de Agosto de 2019, integra amantes das artes com idades entre os 20 e 33 anos, na maioria residentes no distrito do Sambizanga.
“Eu também já fui morador do Sambizanga, desde os 6 anos, onde aprendi os primeiros passos na arte de desenhar. Tudo que sei sobre ilustração até me tornar um profissional de arte reconhecido no país deve-se, em parte, por ter vivido no Sambizanga”, disse o cartoonista.
Adiantou que o movimento tem como finalidade resgatar valores nas comunidades através da arte de ilustração e encontros em que as pessoas, particularmente jovens, reflictam sobre as acções, sejam elas boas ou más. O grupo pretende, também, realizar feiras de arte como parte integrante da agenda cultural do distrito do Sambizanga, bem como promover actividades extras escolares, como exposições de arte e artesanato, decoração, reciclagem, desenho livre, venda de livros, brochuras, declamação de poesia, entre outras actividades artísticas.
Antes do início do ano lectivo, prevê-se realizar mais actividades, em colaboração com as direcção das escolas primárias e secundárias.