Sociedade

Covid-19: Dez médicos chineses apoiam luta contra a pandemia

Alberto Quiluta

Jornalista

Dez médicos chineses, provenientes da cidade de Wuhan, na China, estão, desde ontem, em Luanda, para a troca de experiência e apoio à luta contra a pandemia da Covid-19 no país.

08/10/2020  Última atualização 09H00
Contreiras Pipa| Edições Novembro


À chegada ao Aeroporto Internacional de 4 de Fevereiro, os dez médicos, que vão formar técnicos angolanos em matéria de gestão de casos de Covid-19, foram recebidos pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, e pelo embaixador da China em Angola, Gong Tao.

Franco Mufinda indicou que os médicos chineses vão trabalhar, durante 15 dias, nos centros de tratamentos da Zona Económica Especial e da Barra do Kwanza, onde vão transmitir a experiência em manuseamento de casos da Covid-19.
“Numa primeira fase, vão trabalhar em Luanda, onde já foram criadas condições para a partilha de conhecimentos com as demais províncias, por vídeo-conferência”, disse.

O embaixador da China em Angola, Gong Tao, destacou que os médicos chineses vão partilhar as experiências em diversas especialidades, com destaque para Otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, medicina respiratória, medicina intensiva, doenças infecciosas, laboratório, medicina interna, medicina tradicional chinesa e epidemiologia, para o combate à pandemia da Covid-19 em Angola.
O diplomata chinês lembrou que, desde o início da pandemia, Angola e China têm mantido parceria estratégica no combate à Covid-19, cujos primeiros casos surgiram, em finais do ano passado, na cidade de Wuhan. Gong Tao destacou que os médicos chineses são formados nas melhores universidades da cidade de Wuhan.