Desporto

Massificação domina o programa de Olga

Armindo Pereira

Jornalista

A manutenção do processo de massificação e maior aproximação aos clubes lideram as prioridades do programa eleitoral da presidente cessante da Federação Angolana dos Desportos Náuticos (FADEN), Olga Albuquerque, visando o ciclo olímpico 2020-2024.

27/10/2020  Última atualização 08H00
Olga Albuquerque é a presidente cessante da Federação © Fotografia por: DR
A estratégia da líder da lista A assenta "no melhor proveito das tecnologias” para promover a formação teórica, via online, nas disciplinas de Remo, Canoagem e Vela, face às incertezas geradas pela pandemia da Covid-19.
A manutenção das ajudas aos atletas e treinadores é uma certeza. Olga sustenta que está "descartado o apoio monetário, pois, a FADEN carece de meios financeiros para os praticantes das cinco disciplinas, das quais três olímpicas (acima citadas).

O programa de gestão contempla também a construção da nova sede da FADEN na Marginal de Luanda para "conferir mais dignidade aos funcionários”. A candidata justifica que "as instalações localizadas no interior do Clube Náutico da Ilha de Luanda já não oferecem a comodidade que se exige”.

"Vamos ter uma sede social que comporta ginásios e casas de banho na Marginal. A Baía de Luanda é um cartão postal da capital do país. É interessante realizar provas naquele espaço; dá mais visibilidade. Pretendemos fazer daquele local um ponto de convívio entre atletas, treinadores e clubes”, justificou.

Sobre o concorrente Matias de Sousa Gomes, líder da lista B, Olga Albuquerque considera um gesto positivo: "É sempre bom haver outra lista; isso mostra que há pessoas interessadas nos desportos náuticos”.
As eleições dos novos corpos sociais na FADEN acontecem a 30 do corrente.