Cultura

Concerto de lançamento do álbum “Angola 45 Anos”

Analtino Santos

Jornalista

Depois das lives com artistas angolanos realizadas no Teatro Capitólio, em Lisboa, a Frequentaplausos tem agendado para o dia 11 de Novembro o lançamento e concerto de apresentação do disco “Angola 45 Anos”, que tem como padrinho Bonga Kwenda, uma produção e direcção artística de Ricardo Santos e Sérgio Belera.

03/11/2020  Última atualização 19H39
Bonga é o padrinho do projecto que junta vários nomes da música angolana num espectáculo de união de duas gerações © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro
O espectáculo, com transmissão televisiva pela TPA, RTP África e plataformas digitais, às 21h00, enquadra-se das celebrações da Independência Nacional. 

Bonga, Eduardo Paím, Don Kikas, Yola Semedo, Mago de Sousa, Sérgio Belera e Jacob Desvarieux são os artistas que deram voz ao projecto. Aos experientes instrumentistas nacionais Betinho Feijó (guitarra solo e ritmo), Carlitos Chiema(baixo) e Galiano Neto(tambores e dikanza) juntaram-se Tino MC, Jéssica Pina, Mick Trovoada,Sérgio Belera, Helmano Coelho, Anderson Ivo, Rui Gonçalves, Kalu Ferreira e Yura que, segundo Ricardo Santos, produtor do disco, são os artistas nacionais e estrangeiros com fortes presenças na execução e produção da música angolana convidados ao concerto.

O disco conta com 12 temas inéditos, inteiramente pensados e criados de raiz, segundo Ricardo Santos, "nas músicas de tradição, com o objectivo de incentivar os jovens a perceber que a música tradicional ainda se consome e que através dela poderão aprender mais sobre a História de Angola”. Sérgio Belera anunciou que para o concerto de lançamento serão apresentados os temas do álbum e algumas músicas históricas e tradicionais que permanecem na memória e coração do povo angolano.

Segundo a nota chegada à nossa redacção "o projecto Angola 45 é uma ideia cozinhada há alguns anos pelo produtor Ricardo Santos, filho de várias gerações de portugueses nascidos em Angola e um apaixonado incondicional pela música angolana”. O projecto consolidou-se com a aproximação profissional e de amizade com Sérgio Belera que aceitou o desafio bcom muito gosto. Sérgio Belera é um músico e produtor com impressões digitais em sucessos nacionais como "Zig Zag” de Yuri da Cunha, "Bajú” de Paulo Flores, "Kisselenguenha” Bonga e Damia, "Mônica” de Kyaku Kyadaff, dentre outros.

Bonga, um dos artistas que participa no disco e que foi chamado para apadrinhá-lo, disse "que é um projecto em liberdade para celebrar a independência, que foi a nossa emancipação ”. O veterano artista reconheceu ser fundamental o contacto entre gerações, de modo a passar aos jovens as tradições dos nossos pais e avôs. Voltou a reforçar que "a modernidade não implica esquecer ou pôr de lado as raízes”.

Antes da realização dos espectáculos "3G do Semba”, "Bonga 78”, "Aniversário de Yuri da Cunha” e "25 Anos de Carreira de Don Kikas.” transmitidos pela TPA e Platinaline, em tempos de pandemia, a Frequentaplausos de Ricardo Santos produziu o espectáculo "Tributo ao Duo Ouro Negro”, "Encontro de Gerações” entre Bonga e Paulo Flores. O produtor falou em exclusivo para o Jornal de Angola com mais detalhes do "Angola 45 Anos”, dos seus projectos ligados à música e à cultura nacional, da caminhada pelo retorno às suas raízes e do processo para aquisição da nacionalidade angolana.