Sociedade

Dia da Mãe passou quase despercebido

Manuela Gomes

Jornalista

“Feliz Dia da Mãe, minha rainha! Foram com estas palavras que Cleide, de 17 anos, acordou sua mãe, às 6 horas da manhã de ontem, dia em que, em vários países, como Angola, se assinalou mais um Dia da Mãe.

03/05/2021  Última atualização 12H27
Feliz Dia da Mãe, minha rainha © Fotografia por: DR
Com semblante ensonado, Marley da Silva nem lembrava que se tratava de mais um dia dedicado às mães. "Obrigada, minha filha”, agradeceu pelo gesto e reconhecimento da filha.
Marley da Silva é mãe de Cleide, 17, e de Tiago, 7 anos. A funcionária pública foi mãe, pela primeira vez, quando tinha 19 anos. Hoje, com 36, conta que, quando descobriu que ia ser mãe o seu mundo mudou, literalmente.   

"Estava a terminar o ensino médio e preste a receber o meu primeiro sacramento, baptismo, quando descobri que estava grávida. Durante algum tempo tive de esconder dos meus pais, por medo da reacção deles”, conta, acrescentando que por um lado estava feliz porque ia se tornar mãe e por outro triste porque, naquela condição, não podia receber o baptismo, pelo qual preparou-se durante um ano. Passados dois meses Marley não teve outra alternativa, senão contar aos pais que estava concebida.

"No início foi tudo muito difícil, pois não esperava ser desprezada pelo meu pai que ficou muito desapontado com o sucedido, pois ele sempre sonhou, um dia, me ver terminar a formação académica sem um filho ao colo”, desabafou.

Nos dias que correm Marley da Silva conta que é feliz, "pois recebi essa grande dádiva de Deus de me tornar mãe”.
Para ela ser mãe é ter uma grande responsabilidade, não só para os filhos, mas para toda a sociedade. "Pois uma mãe gera, cuida, educa e contribui para a formação do homem (ser), para a sociedade, seja qual for o seu nível de formação, analfabeta, letrada, desempregada ou até mesmo sem meios financeiros. Toda mãe sabe como cuidar o seu filho”.
Embora não ter recebido nenhum presente no dia dedicado à ela, a mãe de Cleide disse ter "ganho o dia”, pois, pode, com os filhos, reunir as irmãs, que também são mães, para um almoço em família.

Presentes e origem da data

Por algumas artérias da cidade de Luanda, as vitrinas de várias lojas, particularmente na Centralidade do Kilamba e no Lar do Patriota, estavam cheias de presentes e outros adereços para presentear as mães. Numa ronda feita pode-se notar que os bouquêts de rosas, trajes africanos, bolsas, sapatos, fotografias emolduradas e porta-chaves personalizados foram os presentes que mais tiveram saídas numa das lojas "Mil Coisas”, localizada na avenida principal do Lar do Patriota.
 
A mais antiga comemoração do Dia das Mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da Primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O Dia da Mãe é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar materna e a maternidade.
A data de comemoração varia de acordo com o país. Em Portugal e na maior parte dos países de língua oficial portuguesa é assinalada no primeiro domingo de Maio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade