Economia

Dívida externa no valor mais baixo de três anos

O valor em que a dívida pública externa encerrou o ano 2023, de 49,6 mil milhões de dólares, é o mais baixo dos últimos três anos, de acordo com uma análise na segunda-feira publicada no relatório de Informação Semanal do Banco de Fomento Angola (BFA).

13/03/2024  Última atualização 12H17
Banco de Fomento de Angola (BFA) © Fotografia por: Arquivo
O documento cita estatísticas externas daquele ano divulgadas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) a mostrarem que a dívida registou uma baixa de 4,6 por cento face ao período homólogo, "depois de ter alcançado, em 2022, o nível mais alto desde que há registos”.

A dívida de Angola para com a China, de 17,9 mil milhões de dólares, ou 36,1 por cento do total, tem registado ligeiras quebras homólogas nos últimos anos e caiu a um ritmo mais acelerado, alcançando o valor mais baixo por amortizar desde o início de 2016, segundo a análise do BFA.

A dívida contraída com os Estados Unidos, por seu turno, tem estado a crescer nos últimos anos e alcançou o seu valor mais alto desde o início da série estatística, ascendendo a 4,1 mil milhões de dólares.

As reservas internacionais encerraram o mês de Fevereiro avaliadas em 14,2 mil milhões de dólares. menos 349 milhões face ao mês anterior, nota o documento, avançando cálculos do banco a indicarem que essas reservas cobrem cerca de sete meses de importações de bens e serviços.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia