Sociedade

Embaixador de Cuba reitera apoio à formação de quadros

Pedro Bica| Jornalista

Angola, cuja população é maioritariamente jovem, pode contar com a República de Cuba em termos de formação de quadros.

17/03/2024  Última atualização 09H42
Cooperação formativa debatida entre o CNJ e o embaixador de Cuba em Angola(ao centro) © Fotografia por: Pedro Bica | EDIÇÕES NOVEMBRO

A garantia foi reiterada, sexta-feira, pelo embaixador da República de Cuba, Oscar León González, que elogiou as relações de cooperação e de irmandade entre os dois países.

Oscar González, que manteve um encontro de trabalho com líderes de organizações juvenis, afectas ao Conselho Nacional da Juventude, destacou a importância da formação dos jovens.

O diplomata lembrou que, a par da cooperação diplomática, os dois países partilham laços culturais, políticos e familiares, que, em 2025, completam 50 anos, tendo sido formados, até ao momento, 45 mil estudantes, em vários níveis de ensino.

"Desde 1975-1976, até aos dias actuais, sempre existiram mecanismos oficiais de cooperação no âmbito da formação e ensino, nos quais o Conselho Nacional da Juventude pode inserir os seus projectos”, assegurou.

O embaixador cubano deu a conhecer a existência de uma comissão intergovernamental de cooperação económica e científico-técnica, que se reúne, anualmente, onde participam instituições angolanas e cubanas de vários sectores sociais.

 

Metas do CNJ

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ), a par de outras acções, prima pela capacitação, formação académica e técnico-profissional da juventude, segundo o seu presidente.

Isaías Calunga, que falava durante o encontro com o embaixador cubano, disse que o CNJ está atento às mudanças socio-económicas e pretende apostar, cada vez mais, na formação da juventude, para estar à altura dos desafios do futuro.   

"Estamos a estabelecer contactos com vários organismos do Estado para que jovens associados na nossa plataforma juvenil possam beneficiar de créditos de habitação, agrícola e empreendedorismo, para o fomento do autoemprego”, disse.

O líder da maior plataforma juvenil lembrou que os encontros com vários embaixadores acreditados em Angola visam, essencialmente, ao estabelecimento de parcerias nos domínios da formação de quadros.

As relações diplomáticas entre Angola e Cuba datam de 15 de Novembro de 1975, quatro dias depois da Independência de Angola.

Os dois países mantêm relações de cooperação em vários domínios, como da Segurança, Educação, Saúde, Transportes, Obras Públicas, Construção, Petróleos, Desporto, Cultura, Turismo e Agricultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade