Política

Embaixador Dombele Bernardo integra Comitê de Sábios da CEEAC

JA Online

O embaixador angolano, Dombele Bernardo, de 90 anos de idade, integra, desde sábado, o Comité de Sábios da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

10/03/2024  Última atualização 10H31
© Fotografia por: Cedida | MIREX
O acto de apresentação do Comitê de Sábios da CEEAC decorreu, em Malabo, na Guiné-Equatorial, durante a XXIV Sessão Ordinária deste órgão supremo do Conselho de Paz e Segurança da África Central, que reuniu Chefes de Estado e de Governo.

De acordo com um comunicado do MIREX, o diplomata Dombele Mbala Bernardo é embaixador itinerante da República de Angola e considerado como "figura emblemática e de referência da diplomacia angolana".

A nota sustenta, igualmente, que o acto de apresentação do Comité de Sábios "demonstra o engajamento desta Organização relativamente a Paz, Segurança e a Integração Regional da África Central".

Os membros do Comité têm o mandato de trabalharem com zelo e dedicação para o êxito dos compromissos assumidos pela CEEAC, partilhando as suas experiências, sobretudo no que se refere a boa governação, diplomacia preventiva, resolução de diferendos de forma pacífica, no sentido de concretizar a integração económica tão esperada pelos Estados-Membros para o bem-estar das  populações desta sub-região.

Dombele Mbala Bernardo já dirigiu as Missões Diplomáticas de Angola na República Gabonese e na Côte d’Ivoire, tendo igualmente sido embaixador Não-Residente em vários países africanos.

A nota indica ainda que sete altas personalidades africanas fazem parte deste Comité de Sábios.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política