Economia

Empresas angolanas contam apenas com 2% das contratações

As empresas angolanas contam apenas com cerca de 2% das contratações petrolíferas, contra 98% das empresas estrangeiras, num total de 18.2 mil milhões de dólares por ano, valor registado nos respectivos contratos, revelou Angop, citando a nova presidente da Associação de Empresas Autóctones para a Indústria Petrolífera de Angola (ASSEA), Berta Issa.

14/03/2024  Última atualização 11H26
Operadoras locais pedem mais oportunidades nos negócios © Fotografia por: DR
A par da não implementação da metodologia de medição do conteúdo local, a fonte aponta, igualmente, a ausência de instrutivos no sector para permitir pagamentos em kwanzas e moeda estrangeira, bem como prazos de pagamento desfavoráveis, o que considera ser "imperativo a superação destes obstáculos que ainda persistem no sector”.

De acordo com Berta Issa, segundo ainda a Angop,  dos referidos 2%, "não há registos significativos de empresas angolanas lideradas por mulheres. Esta discrepância não representa apenas uma injustiça económica, mas se configura como um obstáculo ao crescimento sustentável do país”, acrescentou.

Perante essa disparidade, que preocupa as empresas angolanas, a ASSEA traçou como prioridades a implementação efectiva da legislação angolana sobre o conteúdo local e o aumento da participação das empresas nacionais no sector, de 2% para 20%.

Com esse desafio, essa associação prevê fortalecer a sua posição em Angola, com vista ao crescimento de um sector petrolífero mais competitivo. Adicionalmente, a ASSEA projecta promover a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade no sector energético, prevendo uma maior inserção de empresas lideradas por mulheres, através de incentivos aos estágios profissionais para mais de 150 jovens, até ao final de 2024.

A presidente da associação referiu ainda que as empresas associadas devem servir como farol de esperança na criação de emprego para quadros jovens que procuram o seu primeiro emprego, garantindo um futuro próspero e sustentável para todos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia