Política

Estados Membros encorajados a contribuir para Fundo para acções de Paz

JA Online

O representante permanente de Angola junto da União Africana (UA), Miguel Bembe, encorajou os Estados Membros da instituição continental a continuarem a contribuir para o Fundo da organização para a Paz.

08/02/2024  Última atualização 12H51
representante permanente de Angola junto da União Africana (UA), Miguel Bembe © Fotografia por: DR

O encorajamento foi feito, na terça-feira, durante a sessão conjunta do Comité Ministerial sobre a Escala de Avaliação e Contribuições e do Comité dos Quinze Ministros das Finanças (F15) em formato virtual, em Adis Abeba, capital etíope, para alcançar a meta de 400 milhões de dólares e facilitar uma maior atracção de financiamento externo.

Na ocasião, o diplomata elogiou a maioria dos Estados Membros por terem honrado os compromissos financeiros em relação ao orçamento ordinário da União Africana em 2023 ao totalizar um montante superior a 181 milhões de dólares, equivalente a 88 por cento.

Apesar do êxito alcançado em 2023, o também embaixador de Angola na Etiópia apelou ao redobramento de esforços em 2024 para concretizar os compromissos financeiros assumidos e a garantia da  funcionalidade da organização continental.

Na mesma ocasião, foi, igualmente, aprovado o projecto de ordem do dia da reunião conjunta do Comité Ministerial sobre a Escala de Avaliação e Contribuições e do Comité dos Quinze Ministros das Finanças (F15), programada para sexta-feira, por videoconferência, avançou o Governo de Angola, no Facebook.

Aprovou-se, ainda, o projecto de deliberação sobre o relatório da referida reunião, que posteriormente será submetido à 44.ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, marcada para 14 e 15 deste mês, em Adis Abeba.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política