Economia

Financiamento do BAD apoia 3.100 ligações

Um financiamento num valor não especificado no comunicado, acordado entre o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Governo de Angola, vai garantir 3.100 ligações domiciliares para o abastecimento de água a 30 mil pessoas, nos próximos dois anos, à cidade do Sumbe, capital do Cuanza-Sul.

01/03/2021  Última atualização 16H35
ETAR do Sumbe foi dimensionada © Fotografia por: Mota Ambrósio | Edições Novembro
No âmbito do projecto, decorrerá, na cidade do Sumbe, a obra de construção do sistema de saneamento, Estação de Tratamento de Águas Residuais e a expansão da rede existente de abastecimento de água na cidade do Sumbe, e do edifício do laboratório de controlo de qualidade da água do Cuanza-Sul.

"A ETAR do Sumbe foi dimensionada para servir 35.000 habitantes. A expansão da rede de distribuição de água existente beneficiará cerca de mais 30 mil pessoas, além dos já 160 mil abastecidos, traduzida na construção imediata de 3.100 ligações domiciliares e 21 chafarizes”, anunciam.

Assim, conforme os termos do projecto, no conjunto e como resultado das intervenções previstas, a população e as actividades económicas em geral serão amplamente beneficiadas com a construção e exploração de um sistema de saneamento eficaz na cidade do Sumbe.

O mesmo vai contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. Desta forma, dá-se cumprimento aos requisitos do acordo de financiamento. Durante a preparação do projecto, desenvolveram-se ferramentas metodológicas que visam a protecção ambiental e social, nomeadamente o Estudo de Impacto Ambiental e Social. Neste momento, para um período de 30 dias, decorre o recomendado projecto de consulta pública sobre o impacto ambiental.

A divulgação e consulta do estudo de impacto ambiental e social da ETAR do Sumbe resulta do acordo entre o Governo de Angola e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que acordaram um financiamento para o Projecto de Apoio Institucional e de Sustentabilidade ao Abastecimento  Urbano de Água e ao Serviço de Saneamento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia