Sociedade

Floresta da Ilha à espera de requalificação

Alexa Sonhi

Jornalista

A Floresta da Ilha de Luanda, tida como um dos grandes pulmões da cidade capital, poderá ser requalificada ainda este ano, no âmbito de uma parceria público- privada, avançou, ontem, o administrador do Distrito da Ingombota, Rui Duarte, em entrevista exclusiva ao Jornal de Angola.

25/02/2021  Última atualização 15H32
Parceria público-privada aposta na recuperação da Floresta © Fotografia por: Alberto Pedro | Edições Novembro
Ao abordar sobre o actual estado da Ilha de Luanda, Rui Duarte disse que, dos trabalhos da requalificação daquela que já foi considerada uma das melhores zonas turísticas do país, está a recuperação integral da floresta. Para tal, foi traçada uma série de medidas, sendo que algumas, como a destruição de alguns casebres e a retirada de embarcações danificadas, já começaram a ser implementadas.

A propósito da destruição dos casebres dos pescadores e de outras pessoas, Rui Duarte esclareceu que dias depois de destrui-los, as mesmas pessoas voltaram e os reconstruiram, sem qualquer receio. "Enviámos efectivos da Polícia, Fiscalização e a Capitania de Luanda, mas sem sucesso. As coisas não aconteceram do jeito que queríamos…”, explicou.

Por conta disso, Rui Duarte sublinhou que há necessidade de fazer uma actuação conjunta envolvendo outras instituições, principalmente o Ministério das Pescas, " porque na Floresta estão muitas embarcações de pescadores, e temos ali também um porto, que em breve será transferido, com embarcações que levam mercadorias às províncias de Cabinda e Soyo”.

De acordo com o administrador distrital da Ingombota, o porto em causa tem contribuído para algum desgaste da própria Floresta. " Sentimos que há condições para se melhorar de forma significativa a imagem da Floresta da Ilha do Cabo.
 Rui Duarte reforçou que o projecto de requalificação da Floresta da Ilha de Luanda já foi apresentado à comissão de moradores da Ilha e que todos ficaram satisfeitos com os benefícios que virão.

" Pensamos que isto vai dinamizar outros sectores da Ilha de Luanda, como a gestão da própria praia e atracção de turistas nacionais e internacionais”, sublinhou o administrador.
 Rui Duarte reforçou que a requalificação da floresta da Ilha de Luanda vai englobar iluminação pública e a segurança dos moradores da zona. "  Acreditamos que em 15 dias vamos  ter a situação da iluminação pública  resolvida em toda extensão da zona costeira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade