Economia

FMI quer taxa mínima mundial de imposto sobre as empresas

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reagiu com agrado aos avanços dos EUA na defesa por uma taxa mínima mundial de imposto sobre as empresas.

07/04/2021  Última atualização 10H20
A economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, disse esta terça-feira ser "muito a favor” dessa reforma fiscal, a qual ajudaria a combater a evasão e elisão fiscal no mundo.
A economista argumentou na conferência de imprensa do World Economic Outlook que as actuais disparidades nas taxas praticadas em diferentes países desencadearam um "grande volume” de evasão e elisão fiscal, reduzindo a base tributária com que os Estados arrecadam receitas que são necessárias para cobrir as despesas públicas, nomeadamente com o apoio social em tempos de crise.
"É uma grande preocupação”, admitiu Gopinath, citada pela Reuters, assegurando que o FMI é "muito a favor de uma taxa mínima mundial de imposto sobre as empresas”. A economista-chefe do Fundo acrescentou que esta medida será uma ajuda para os Estados, os quais precisam de voltar a encher os seus cofres após os gastos massivos com a pandemia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia