Mundo

Frelimo analisa a lista de sucessores de Nyusi

O presidente da Frelimo e Chefe de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou, sábado à noite, que a Comissão Política do partido vai apresentar, nos próximos dias, ao Comité Central a lista de candidatos à sua sucessão como Presidente da República.

08/04/2024  Última atualização 10H10
Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique, cumpre o segundo e último mandato até Outubro © Fotografia por: DR

"A Comissão Política submeterá ao Comité Central as propostas referentes às candidaturas da Frelimo a Presidente da República o mais breve possível, tendo em conta o calendário eleitoral", disse Filipe Nyusi, citando os estatutos, no discurso de encerramento dos dois dias da terceira sessão ordinária do Comité Central da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido que lidera o país desde a Independência.

"A Frelimo é um partido sexagenário, maduro, que sabe conduzir os seus processos de transformação e adaptação às dinâmicas de cada momento da sua história, ciente de que os processos políticos não são estáticos e nem devem ser vistos como os anteriores. Esperamos, como foi deliberado, que dentro de poucos dias este processo encontre o seu desfecho", afirmou, citado pela Lusa no discurso da sessão de encerramento.

A escolha do candidato da Frelimo às eleições gerais de 9 de Outubro - que incluem eleições presidenciais, às quais o actual Chefe de Estado e presidente do partido, Filipe Nyusi, já não pode concorrer - não estava inicialmente na agenda de trabalhos desta reunião, que decorreu na Matola, arredores de Maputo, mas tornou-se no principal tema de debate do órgão máximo entre congressos.

A Comissão Política da Frelimo reúne-se, habitualmente, à quarta-feira e a apreciação da lista de pré-candidatos a Presidente da República deverá ser feita numa sessão extraordinária do Comité Central. "Ficou vincado, durante os nossos trabalhos, que daqui para a frente a nossa principal missão é a preparação e organização da vitória da Frelimo, e seu candidato presidencial, nas eleições do 9 de Outubro de 2024.

Portanto, ficou claro que, hoje, nos estamos a organizar e estamos a nos organizar para ganhar. Não estranhem quando vencermos, e vencermos bem", afirmou ainda Nyusi.

O presidente da Frelimo congratulou os 254 membros do Comité Central pelos "debates abertos, francos e profundos, mesmo nos pontos que à primeira vista pareciam bastante complexos, como a questão da sucessão à Presidência da República".

"Mais uma vez, os camaradas membros do Comité Central souberam focalizar o debate no interesse geral, sem emoções, nem impaciência", apontou. Moçambique vai realizar em 9 de Outubro as sétimas eleições presidenciais e legislativas, as segundas para os governadores provinciais e as quartas para as assembleias provinciais.

O actual Presidente da República e da Frelimo está constitucionalmente impedido de voltar a concorrer para a chefia do Estado porque cumpre, actualmente, o segundo mandato, depois de ter sido eleito em 2015 e reeleito em 2019. O prazo limite para apresentação ao Conselho Constitucional das listas de candidatos a Presidente da República, nas eleições do dia 9 de Outubro, é de 10 de Junho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo