Mundo

Governo aceita reatar diálogo de paz com um grupo rebelde

O Governo do Sudão e o Movimento Popular de Libertação do Sudão/Sector Norte (MPLS-N) assinaram, ontem, uma declaração de princípios para reatar as negociações de paz a 20 deste mês.

04/04/2021  Última atualização 05H05
Abdelfatah al Burhan assinou a declaração de princípio © Fotografia por: DR
Segundo a Efe, o documento foi assinado pelo Presidente do Conselho Soberano sudanês, Abdelfatah al Burhan, e o líder do MPLS-N, Abdelaziz Adam al Helu, na capital do Sudão do Sul, Juba, estabelecendo as bases para se voltar à mesa de negociação, depois de o último diálogo entre as duas partes ter acontecido em Agosto de 2020.
O MPLS-N é o principal grupo armado no país que não assinou o acordo de paz subscrito em Outubro pela maioria das forças rebeldes sudanesas.

Segundo o chefe do Comité de Mediação, Tut Galuak, a ronda de negociações entre as duas partes começa no dia 20, em Juba. Os principais aspectos plasmados no acordo de princípios incidem em "estabelecer um Estado federal civil e democrático que garante a liberdade de religião”, e a unificação de todas as forças militares do país, incluindo as múltiplas milícias rebeldes, num exército unificado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo