Economia

Governo incentiva a adopção de culturas geradoras de rendimentos

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O Executivo está a trabalhar no estímulo à introdução de culturas que garantem benefícios e rendimentos às famílias, envolvidas na actividade agrícola, na Lunda-Norte, afirmou, segunda-feira, no Dundo, o secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, Isaac dos Anjos.

09/04/2024  Última atualização 12H29
Secretário do Presidente da República para o sector Produtivo (à direita) ao chegar ao Dundo, onde permanece quatro dias © Fotografia por: DR

Em declarações à imprensa, no início de uma visita de quatro dias à província, onde se desloca aos municípios do Capenda-Camulemba, Cuilo, Caungula, Cambulo e Lucapa, disse  pretender  é que as famílias sejam protagonitas do desenvolvimento e diversificação económica da região.

Isaac dos Anjos indicou que, numa primeira fase, trabalha-se na introdução do cultivo de café e palmar, ao que se segue a inserção de novas variedades como a produção multiplicada de manga, fazendo jus ao potencial e à vocação natural da província.

O secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo disse acreditar que, com os investimentos que o Executivo vai fazer, torna-se possível transformar a manga num produto de rendimento, assim como  abrir o mercado local à exportação e, até, à entrada na indústria de produção de sumos e compotas.

Notou que, se, ao longo dos anos anteriores, a cultura da manga prevaleceu em distintas localidades,  significa que a Lunda-Norte tem condições para se transformar  num grande  fornecedor de frutas aos mercados de consumo.

A província, disse, oferece, também, excelentes condições para a produção à escala de palmar, precisando-se, apenas, de trabalhar na introdução de  variedades híbridas, com forte  aposta na integração de famílias, líderes comunitários e jovens.

 
Diamantíferas financiam

Quanto  à cultura de café, o secretário do Presidente da República para  o Sector Produtivo declarou que o  Executivo conta com o apoio das empresas diamantíferas, concretamente a Teleservice, que já  disponibilizou, desde fazendas situadas no  Cuanza-Sul, dez camiões com mudas de café.

Referiu que se trata de um esforço que os operadores ligados ao sector Diamantífero estão a fazer no âmbito das duas acções de responsabilidade social, tendo em conta, que, já há garantias de financiamento para a instalação de um viveiro de, pelo menos, um milhão de mudas de café.

"É um esforço que as empresas estão a fazer no âmbito da sua responsabilidade social. Vamos tentar influenciar para que isso aconteça. Temos garantias de que vão financiar a instalação de um viveiro de pelo menos um milhão de plantas”, disse, exortando à governadora da Lunda-Norte , Deolinda Vilarinho, a incentivar a juventude a aderir ao programa.

O secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo disse ser falsa a ideia segundo a qual a Lunda-Norte está coberta de diamantes, considerando ser esse o problema que afasta a população da agricultura sustentável e geradora de rendimentos.

Agenda de Isaac dos Anjos começou no município de Capenda-Cambulemba, 400 quilómetros da cidade do Dundo , onde além do encontro com empresários, visita  algumas fazendas e outros projectos agrícolas locais, em contactou com produtores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia