Economia

Grupo empresarial da Arábia Saudita quer investir 300 milhões de dólares

Nádia Dembene

Jornalista

O grupo empresarial da Arábia Saudita Exim Finance vai investir em vários projectos no país, com realce para os sectores Agro-alimentar, Infra-estruturas, Saúde e Energia. O investimento está avaliado em cerca de 300 milhões de dólares.

02/03/2024  Última atualização 12H01
Grupo prevê aplicar parte do capital numa das unidades na Zona Económica Luanda-Bengo © Fotografia por: Dr
Os dados foram avançados, ontem, em Luanda, pelo presidente do Exim Finance, Salah Ibrahim Al Nassar, durante a cerimónia de apresentação das áreas para investir.   

"Esperamos fazer bons negócios em Angola, por isso estamos interessados em olhar para vários sectores para a diversificação da economia, como a agricultura, indústria, construção e outras áreas da actividade económica”, destacou.

No que se refere ao valor do investimento dos projectos, Salah Ibrahim Al Nassa avançou que inicialmente se pretende investir entre 200 e 300 milhões de dólares em três anos, tendo acrescentado ainda que o valor pode  aumentar caso haja projectos sólidos e firmes. 

O empresário fez saber que, no âmbito da parceria com o Governo angolano, dentro de dois meses o grupo irá investir na criação e tratamento de aves. 

"Com esta visita ao país, conseguimos fechar um acordo com uma fazenda para a  criação de  frangos. Já temos a aprovação do Governo da Província de Luanda. Por isso, esperamos que seja um dos maiores projectos de criação de frangos da região”, sublinhou.

Em relação ao sector da energia, o gestor da Exim Finance disse que pretende actuar em todos os sectores, sobretudo em barragens e nas energias renováveis.

"O sector de energia é prioritário para nós. Estamos interessados em ajudar a electrificar Angola e fazer a energia chegar a todos os pontos do país”, disse o investidor.  

Salah Ibrahim Al Nassar manifestou, igualmente, interesse em investir no sector hoteleiro. "Estamos à procura de parceiros, pois queremos construir em Angola hotéis de cinco estrelas, e esperamos em breve anunciar essa parceria”, disse.  Na ocasião, foram assinados dois memorandos de entendimento, sendo o primeiro entre a Câmara de Comércio e Indústria Angola - Arábia Saudita (CCIAAS)  e a  Exim Finance.  O segundo entre  a Câmara de Comércio e Indústria Angola-Arábia Saudita e  a Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo.

O investidor explicou que para se ter acesso ao financiamento, os interessados devem entrar em contacto com a  Câmara de Comércio e Indústria Angola - Arábia Saudita. 

Salah Ibrahim Al Nassar recordou que o Grupo tem, neste momento, uma carteira de projectos em África superior a 2 mil milhões de dólares e que está presente em mais de 40 países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia