Regiões

Huambo: Assistentes técnicos do Censo em formação

Domiana N'jila| Huambo

Trinta e Três assistentes técnicos de todo o país participam, desde segunda-feira, numa sessão formativa com duração de 15 dias sobre a recolha de dados do Censo da População e Habitação, previsto para Julho deste ano.

23/04/2024  Última atualização 09H06
Técnicos iniciaram acção formativa de 15 dias sobre recolha de dados © Fotografia por: Joaquim Armando| Edições Novembro

No acto de abertura, o coordenador do Grupo Técnico de Apoio à Comissão Multissectorial do Censo 2024, José Calengi, disse que durante a formação vão ser abordados temas gerais sobre o Censo, Administração e Finanças, secretariado, mobilização, logística, código de conduta, análise, difusão, inquérito de cobertura, técnicas de entrevista, processamento de dados, metodologia, estrutura do questionário, simulação de entrevistas, estratégia de campo, cartografia e trabalho de campo.

O responsável ressaltou que a formação dos assistentes técnicos constitui uma das etapas mais importantes, na José Calengi destacou a importância da formação de formadores assistentes técnicos provinciais e espera um bom aproveitamento.

Por sua vez, o coordenador adjunto da Comissão Multissectorial Provincial, Elmano Inácio, disse que todos estão mobilizados para que a formação seja bem-sucedida.

"Existem uma série de tarefas para preparar e executar a operação de recenseamento geral da população e habitação, que visam criar medidas facilitadoras para que o trabalho dos recenseadores em campo seja feito sem constrangimentos", disse.

O formando Eliseu Sango, que representa a província da Lunda-Sul, mostrou-se pronto para absorver as novas técnicas que possam facilitar o trabalho que em breve começará a ser realizado. Portanto, os conhecimentos devem ser aprimorados.

O representante da província do Moxico, Agnelo António, disse ser a primeira vez que participa de uma formação desse tipo e pretende assimilar da melhor maneira as instruções recebidas e aplicá-las no momento certo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões