Cultura

Humorista Tiago Costa destaca distinção como incentivo à criação e à carreira

Elisabete Ferraz

Jornalista

O humorista e mentor do projecto Goz'Aqui, Tiago Costa, homenageado na segunda edição do Festival de Humor da Paz (FestiHupaz), que encerrou domingo, na Liga Africana, em Luanda, destacou o reconhecimento como um incentivo a carreira.

10/04/2024  Última atualização 11H50
Homenageado agradeceu a iniciativa do projecto de humor © Fotografia por: DR

Durante o tributo, o humorista agradeceu o carinho recebido pelo público, assim como dos colegas Agente Formiga, Maestro, Diogo Manuel, Ladilson Manuel e Bondoso, humoristas com os quais colaborou durante anos.

Em declarações ao Jornal de Angola Tiago Costa disse que esta homenagem é muito importante para a carreira, principalmente por contar com a presença dos familiares, colegas, amigos e humoristas com quem trabalha. "É uma honra ser homenageado no Festival de humor, que celebra o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional. Nunca me passou pela cabeça, por norma as homenagens no país são para os falecidos, quando me chamaram para ser distinguido achei perfeita a iniciativa. Penso ser merecida pelo trabalho que tenho feito ao longo desses anos”.

De mãos dadas com o actor Osvaldo Moreira "Gordo Estiloso”, realizador do Festival de Humor da Paz (FestiHupaz), que encerrou domingo, na Liga Africana, em Luanda, o humorista e mentor do projecto Goz'Aqui, Tiago Costa recebeu um certificado de mérito e reconhecimento pelo trabalho em prol da cultura e do stand up comedy.

O artista agradeceu pelo reconhecimento fruto do seu trabalho. O encerramento do Festival da Paz, foi de responsabilidade do humorista Agente Formiga, um dos talentos que foi lapidado por Tiago Costa. Com uma actuação de uma hora, Agente Formiga apresentou ao público a peça "Relacionamentos” e agradeceu mais uma vez ao homenageado pela oportunidade que deu de poder participar no projecto Goz'aqui.

Ao fazer o balanço da actividade, Osvaldo Moreira, realizador do Festival de Humor da Paz, disse que durante os dias de espectáculos foi positivo porque o público participou e sempre se teve sala cheia.

O projecto, explicou, gradualmente expandiu-se e ultrapassou as minhas expectativas. Osvaldo Moreira avançou que já estão a trabalhar para a terceira edição.  O Festival de Humor da Paz abriu a 3 do mês em curso. Nesta edição do FestiHupaz, esteve inserido nas comemorações do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional.

Durante a realização da festa do humor, houve a exibição de sete monólogos no estilo stand up comedy, com a participação dos humoristas, Richa Gago, Bondoso, Avô Rocha, Cólua Tremura, Tiago Costa (homenageado), Agente Formiga, Gordo Estiloso e o moçambicano Tio Yado, na qualidade de convidado especial.  O humorista Tiago Costa é o criador da plataforma Goz’Aqui, uma figura conhecida do humor, paixão que o levou a identificar a ausência de humoristas no mercado artístico angolano e espaços para as actuações e dar oportunidades aos jovens talentosos de mostrar o potencial artístico.

O humorista Tiago Costa nasceu em Lisboa, em 1985, é analista social, produtor de sátiras, consultor de comunicação e imagem, bem como humorista.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura