Economia

Importadores têm acesso fixo de 5 milhões de euros

Cinco milhões de euros é agora o valor mínimo de contratos de importação provenientes de Espanha, que os empresários angolanos passam a beneficiar da linha de crédito disponibilizada pelo Deutsche Bank, contra os anteriores 10 milhões.

18/05/2021  Última atualização 09H33
© Fotografia por: DR
 
Uma nota o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) aponta que, a alteração do valor foi acordada durante a visita a Angola do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez.
Os representantes do Deutsche Bank (Espanha), presentes na delegação espanhola, mantiveram um encontro com a equipa económica do Governo angolano e com o empresariado nacional, durante o qual foram analisadas as possibilidades de tornar a linha mais acessível aos promotores nacionais.

Elegíveis
Nesta primeira fase, segundo os termos da negociação,  tornam-se elegíveis a financiamento com o valor mínimo de 5 milhões, apenas contratos de importação provenientes de Espanha, com a possibilidade de inclusão de outros países como Alemanha e Itália, sendo que o valor mínimo dos contratos para os restantes países mantém-se em 10 milhões de euros.
"Com um valor global de mil milhões de euros, a linha de crédito do Deutsche Bank é uma solução de concessão de crédito à importação/-exportação no âmbito de um acordo celebrado entre o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), o Deutsche Bank (DB-sucursal espanhola), e o Governo de Angola”, frisa a fonte.
A linha tem como objectivo promover e apoiar o sector privado angolano na importação de equipamentos, bens ou serviços imprescindíveis a implementação de projectos de investimento, sendo que  a mesma financia contratos de exportação/importação para fornecimento de equipamentos, bens ou serviços, além da realização de projectos chave na mão/Turnkey Contracts/EPC Agreements, prémios de seguros de crédito e despesas inerentes aos contratos de importação/exportação.
A agricultura, pecuária, agro-indústria, pescas, indústria transformadora e mineira, fazem parte dos sectores prioritários financiados pela linha.
Entre as vantagens que a linha de crédito oferece ao empresariado nacional, destaca-se a disponibilidade de moeda estrangeira para a importação. O reembolso do valor do crédito concedido é efectuado em moeda nacional (kwanza) ao câmbio do dia da contratualização da operação, sem alterações cambiais.
Consta ainda a realização de desembolsos por meio de pagamentos directos ao exportador pelo DB, pressupondo economia de tempo e redução de custos ao promotor e a realização de reembolsos semestrais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia