Opinião

05/05/2024 Última atualização 09H56
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana - IX

Como temos vindo a referir, há evidentes demonstrações de crise do modelo de história literária nacional de inspiração europeia e norte-americana. Mas, ao mesmo tempo, os autores que se dedicam ao estudo do fenómeno elaboram conclusões ambíguas e equívocas. Se, por um lado, identificam os perigos do modelo, admitindo a necessidade de um pensamento alternativo sobre esse modelo de história literária nacional, mais adiante elogiam a natureza benigna da matriz original. Elevam uma presumível utilidade da história literária nacional nos processos em que se funda a modernidade ocidental e o seu Estado-nação, etnocêntrico, centralizado, monista e hegemónico. No contexto do debate sobre a historiografia literária angolana, faz sentido interpretar a teoria das ex-nações de Agostinho Neto (1922-1979), formulada nos primeiros anos da independência de Angola, por ocasião da tomada de posse dos órgãos gerentes da União dos Escritores Angolanos

05/05/2024 Última atualização 09H54
Opinião

“O choro de África é um sintoma”

África é um continente localizado no hemisfério sul do planeta, tendo a sul a Europa e a Ásia, e a oeste o Oceano Índico e o Oceano Atlântico. É o segundo maior continente do mundo em área e população.

05/05/2024 Última atualização 08H00
Opinião

Retenção de talentos

Actualmente, as organizações estão a enfrentar o fenómeno da “escassez de profissionais qualificados”. Os gestores têm enfrentado dificuldades em reter profissionais com as habilidades e os conhecimentos necessários para manter a organização competitiva.

05/05/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Passos para a melhoria dos direitos humanos

Dois acontecimentos relacionados com os direitos humanos marcaram a semana finda. O Conselho Superior da Magistratura Judicial realizou, na quinta-feira, a cerimónia de celebração do primeiro ano desde a instituição da figura do juiz de garantias no ordenamento jurídico angolano e, na sexta-feira, foi comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

05/05/2024 Última atualização 06H00
Opinião

A arrogância da negação das alterações climáticas

A convicção de que as alterações climáticas são uma farsa, sentimento prevalecente em certos círculos ocidentais, representa o cúmulo da arrogância. Ignoram-se as experiências vividas por aqueles que são directamente afectados pelas suas consequências devastadoras.

04/05/2024 Última atualização 12H35
Opinião

Avaliação das aprendizagens: uma análise do processo educativo em sala de aula (Fim)

É verdade que, normalmente, na prática não é possível o mesmo grau de êxito relativamente a todos os alunos visto que existem factores individuais que nem sempre se conseguem ultrapassar, ou ainda, que os objectivos atingidos podem não ser os mesmos para o conjunto de alunos.

04/05/2024 Última atualização 12H30
Opinião

O clamor do livro e o grito do pão

Comecei a lidar com livros ainda em tenra idade, em Malanje. Minha memória conserva um episódio doméstico bastante curioso: meu pai, professor do ensino primário, armazenava na estante da sala obras de diversos géneros, dentre elas um antigo livro:“O Nosso Dicionário”. Do outro lado estava uma tarimba de alimentos.

04/05/2024 Última atualização 12H30
Opinião

Em algum momento somos todos iguais

Do ponto de vista da concepção humana, seja na perspectiva espiritual/religiosa ou biológica, todo o ser humano é igual, residindo os pontos de convergência nas necessidades fundamentais das quais se destacam a alimentação, a respiração, o descanso, o sono, etc.

03/05/2024 Última atualização 12H30
Opinião

A problemática do reconhecimento dos Certificados e Diplomas

Não existe país algum que possa formar ou capacitar quadros em toda gama e número de competências em permanente evolução e necessárias para realizar um trabalho cada vez mais complexo no seu território. A mobilidade laboral é parte integrante do comércio internacional e beneficia os países, as empresas e os trabalhadores.

03/05/2024 Última atualização 12H25
Opinião

O Dia da Liberdade de Imprensa e as crescentes inquietações

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, num contexto de crescentes inquietações face às ameaças aos valores do Jornalismo, ameaças que têm origem nas disputas geopolíticas e no uso das redes sociais para a construção de narrativas que fogem à verdade dos factos.

03/05/2024 Última atualização 12H20
Opinião

Lubango é a capital da “bolsa internacional" de Turismo

O Turismo em Angola assume-se como um sector que, de forma autónoma, resiliente e determinante, quer ter uma palavra a dizer no processo de diversificação da economia, tal como pretendem as instituições do Estado, os parceiros e a sociedade angolana. Não é exagerado dizer que as condições naturais que temos, de Cabinda ao Cunene, para fomentar o turismo nos deviam obrigar a olhar para o sector como encaramos determinados recursos e o que proporcionam à economia nacional.

02/05/2024 Última atualização 14H35
Opinião

Rumos inevitáveis

Os rumos para desenvolvimentos, sejam quais forem, são, inevitavelmente, feitos de avanços e recuos, nem sempre proporcionais, proporcionadores de estados de alma opostos - alegrias e desânimos -, em qualquer dos casos, porém, inevitavelmente exagerados e inevitáveis.