Opinião

05/05/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Passos para a melhoria dos direitos humanos

Dois acontecimentos relacionados com os direitos humanos marcaram a semana finda. O Conselho Superior da Magistratura Judicial realizou, na quinta-feira, a cerimónia de celebração do primeiro ano desde a instituição da figura do juiz de garantias no ordenamento jurídico angolano e, na sexta-feira, foi comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

05/05/2024 Última atualização 06H00
Opinião

A arrogância da negação das alterações climáticas

A convicção de que as alterações climáticas são uma farsa, sentimento prevalecente em certos círculos ocidentais, representa o cúmulo da arrogância. Ignoram-se as experiências vividas por aqueles que são directamente afectados pelas suas consequências devastadoras.

04/05/2024 Última atualização 12H35
Opinião

Avaliação das aprendizagens: uma análise do processo educativo em sala de aula (Fim)

É verdade que, normalmente, na prática não é possível o mesmo grau de êxito relativamente a todos os alunos visto que existem factores individuais que nem sempre se conseguem ultrapassar, ou ainda, que os objectivos atingidos podem não ser os mesmos para o conjunto de alunos.

04/05/2024 Última atualização 12H30
Opinião

O clamor do livro e o grito do pão

Comecei a lidar com livros ainda em tenra idade, em Malanje. Minha memória conserva um episódio doméstico bastante curioso: meu pai, professor do ensino primário, armazenava na estante da sala obras de diversos géneros, dentre elas um antigo livro:“O Nosso Dicionário”. Do outro lado estava uma tarimba de alimentos.

04/05/2024 Última atualização 12H30
Opinião

Em algum momento somos todos iguais

Do ponto de vista da concepção humana, seja na perspectiva espiritual/religiosa ou biológica, todo o ser humano é igual, residindo os pontos de convergência nas necessidades fundamentais das quais se destacam a alimentação, a respiração, o descanso, o sono, etc.

03/05/2024 Última atualização 12H30
Opinião

A problemática do reconhecimento dos Certificados e Diplomas

Não existe país algum que possa formar ou capacitar quadros em toda gama e número de competências em permanente evolução e necessárias para realizar um trabalho cada vez mais complexo no seu território. A mobilidade laboral é parte integrante do comércio internacional e beneficia os países, as empresas e os trabalhadores.

03/05/2024 Última atualização 12H25
Opinião

O Dia da Liberdade de Imprensa e as crescentes inquietações

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, num contexto de crescentes inquietações face às ameaças aos valores do Jornalismo, ameaças que têm origem nas disputas geopolíticas e no uso das redes sociais para a construção de narrativas que fogem à verdade dos factos.

03/05/2024 Última atualização 12H20
Opinião

Lubango é a capital da “bolsa internacional" de Turismo

O Turismo em Angola assume-se como um sector que, de forma autónoma, resiliente e determinante, quer ter uma palavra a dizer no processo de diversificação da economia, tal como pretendem as instituições do Estado, os parceiros e a sociedade angolana. Não é exagerado dizer que as condições naturais que temos, de Cabinda ao Cunene, para fomentar o turismo nos deviam obrigar a olhar para o sector como encaramos determinados recursos e o que proporcionam à economia nacional.

02/05/2024 Última atualização 14H35
Opinião

Rumos inevitáveis

Os rumos para desenvolvimentos, sejam quais forem, são, inevitavelmente, feitos de avanços e recuos, nem sempre proporcionais, proporcionadores de estados de alma opostos - alegrias e desânimos -, em qualquer dos casos, porém, inevitavelmente exagerados e inevitáveis.

02/05/2024 Última atualização 14H35
Opinião

A voz das universidades que falam

1936. Salão Nobre da Universidade de Salamanca. Uma conferência com a presença da esposa do ditador general Francisco Franco. Estudantes, professores e os falangistas – fascistas espanhóis.

02/05/2024 Última atualização 14H32
Opinião

Uma abordagem à margem do Dia do Educador

Por norma, as grandes abordagens sobre a Educação são feitas em Novembro, por altura do Dia do Educador Nacional ou, se tanto, em véspera de projecção e balanço de cada ano lectivo. Hoje, como que saíndo da toca, decidimos por esta temática, provocados por uma revelação recentemente feita por um alto dirigente do ministério da Educação.Durante um encontro metodológico com gestores de escolas, realizado no início desta semana, na cidade do Huambo, o secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Primário, Pacheco Francisco, que orientou o encontro, mostrou-se preocupado com a qualidade do Ensino Primário a nível do país.

01/05/2024 Última atualização 09H53
Opinião

“Reparações históricas”, desculpabilizações e algumas coisitas mais

Há nesta altura um grande sururu em Portugal, “através” de umas declarações do Presidente da lusitana República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se lembrou de afirmar, 50 anos depois do 25 de Abril, que o referido país, além de pedir desculpas às suas antigas colónias africanas, deve igualmente pensar em acções de “reparação histórica”. Perdoem-me os leitores este tom inicial, mas tenho dificuldades em comentar a maioria das reacções às declarações do “ti Celito” sem recorrer ao humor caluanda. Apetece-me convocar o meu alter ego – Jota Malanza – para o efeito.