Opinião

07/05/2024 Última atualização 07H46
Opinião

Cipriano, um jovem como eu

Cipriano era um jovem empregado de limpeza, simpático e bem-falante, aparentemente trabalhador dedicado. O seu maior defeito era, talvez, a sua aparente incapacidade de perceber quando estava a ser inconveniente ou inoportuno.

07/05/2024 Última atualização 07H44
Opinião

Parcerias fortes

Quando pensamos nos passos importantes que o país tem dado com a realização de vários instrumentos jurídicos de cooperação com destaque para a Espanha, Brasil e, recentemente, com a República da Coreia do Sul, é reconhecer que novas dinâmicas serão implementadas, como reduzir burocracias e animar o desempenho da balança comercial entre os países.

07/05/2024 Última atualização 07H43
Opinião

Após a BITUR precisamos de andar mais rápido

A Bolsa Internacional do Turismo (BITUR), recentemente realizada na cidade do Lubango, província da Huíla, mostrou que a referida localidade já figura na cartilha das escolhas de muitos cidadãos nacionais e até mesmo estrangeiros residentes em Angola, para a prática do turismo.

06/05/2024 Última atualização 09H31
Opinião

Reparações e a sociedade lusa

Em Portugal, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, também conhecido entre nós como “Ti Celito”, lançou recentemente um debate nada despiciendo, pelo contrário, ainda muito pertinente que tem a ver com a possibilidade de Portugal, enquanto potência colonizadora e pelo seu passado esclavagista dever indemnizar, a título compensatório, os países que foram vítimas.

06/05/2024 Última atualização 09H29
Opinião

Pluralismo da comunicação social e o contraste com os propósitos

Foi assinalado mais um dia da liberdade de imprensa e, como sempre, ouviram-se de todos os lados (partidos políticos, sindicatos, associações e Governo) palavras bonitas de encorajamento ao trabalho da comunicação social.

06/05/2024 Última atualização 09H28
Opinião

Papel maternal na sociedade angolana

Celebrou-se, ontem, um dia que, seguramente, não passa despercebido em qualquer sociedade onde a figura materna protagoniza um papel insubstituível nas famílias e nas comunidades.

05/05/2024 Última atualização 10H31
Opinião

A Ciência por Trás do Movimento e da Inércia

Vivemos tempos de escolhas e consequências, especialmente quando se trata de saúde e bem-estar. Num extremo, temos o sedentarismo, caracterizado por uma falta crónica de actividade física, que conduz a uma série de problemas de saúde, como hipertensão arterial e diabetes tipo 2. No outro, a prática regular de exercícios físicos, que não só combate essas condições mas também beneficia o corpo e a mente de maneiras profundamente integradas e cientificamente comprovadas.

05/05/2024 Última atualização 10H29
Opinião

Moxico, aflição e gargalhadas de alívio

Desde muito cedo, o Robot faz-tudo do Luena exibiu credenciais de um ser terrestre verdadeiramente excepcional, em forma humana. Reunimos, e foi fácil explicar-lhe o programa do dia. “À tarde, teremos de sair às 16:35 para um compromisso de alto nível”, disse-lhe. Não foi necessário exigir mais, para me dar conta de que tudo iria dar certo.

05/05/2024 Última atualização 10H27
Opinião

A rota do machimbombo do munhungu

Neste mês dedicado ao trabalhador, trouxemos uma reflexão, recuperando uma memória que fez parte do dia-a-dia da vida de muita gente humilde e trabalhadora que viveu nos musseques de Luanda no final da década de 1950 e princípio de 1960, propriamente no período colonial.

05/05/2024 Última atualização 10H24
Opinião

Maldito juramento!

Marta olhou para a parturiente diante de si e procurou entender o que se estava a passar. Não era uma primigesta. Era Shara, uma mulher de 37 anos de idade e mãe de quatro filhos. Marta, obstetra, tentava descobrir onde residia a dificuldade para a mulher parir.

05/05/2024 Última atualização 10H17
Opinião

O 1° de Maio em Kalulu do “antigamente”

Em Kalulu dos anos oitenta a noventa, a única festa popular, grande, que movimentava toda a gente - camponeses das fazendas estatais, privadas e lavras individuais; operários da torrefação de café e mecânicos das oficinas; intelectuais das escolas, centros e postos médicos e dos comissariados; liberais das alfaiatarias, barbearias, droga- rias, tabacarias e casas da xungaria - todas as classes unidas e reunidas numa marcha policromática e ruidosa, com carros alegóricos, quando fosse possível, era somente o 1° de Maio.

05/05/2024 Última atualização 10H15
Opinião

Quebrar pontes e assumir o regime de trabalho por turnos

O mês do trabalhador chegou. Maio traz à memória acontecimentos históricos que impulsionaram, ao longo dos anos, reivindicações dos operários a nível internacional.