Economia

IPI cresce impulsionado pelo sector extractivo

O Índice de Produção Industrial (IPI) do 4.º Trimestre de 2023 registou uma variação homóloga de 2,8 por cento, influenciada pelos aumentos verificados nas “Indústrias Extractivas” com 2,2 pontos percentuais, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

19/04/2024  Última atualização 10H51
Indústria transformadora também influenciou o desempenho © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro

Os resultados  preliminares do IPI relativos ao período de Outubro a Dezembro do ano passado, consultados ontem pelo Jornal de Angola, indicam que a variação também foi influenciada pela evolução positiva observada na "Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Vapor” com 0,4 pontos percentuais e "Indústrias Transformadoras” com 0,2 pontos percentuais.

Comparativamente ao trimestre anterior, a actividade industrial observou um aumento de 1,0 por cento, sendo a actividade da "Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Vapor” com 14,4 por cento a que registou maior variação, seguida das "Indústrias Transformadoras” com 2,7.

O Índice de Pessoal ao Serviço, durante o 4.º Trimestre de 2023, registou um aumento de 3,4 por cento em relação ao 4.º Trimestre de 2022 e de 0,1 quando comparado com o 3.º Trimestre de 2023, enquanto o das Horas Trabalhadas registou, no mesmo período, um aumento nas variação  homóloga de 3,5 por cento e na trimestral de 0,2.

Analisando o Índice de Produção Industrial por tipo de bens, verificou-se que os "Produtos de Energia”, no 4.º Trimestre de 2023, foram os que registaram maior variação homóloga com 3,7 por cento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia