Mundo

Israel e Hamas perto de um cessar-fogo

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou esperar que um cessar-fogo e um novo acordo sobre os reféns entre Israel e o Hamas entrem em vigor na próxima semana, mais precisamente na segunda-feira, 4 de Março, avança a Associated Press.

28/02/2024  Última atualização 12H52
Joe Biden confiante num acordo para salvar os reféns © Fotografia por: DR
A informação surgiu depois de Biden ser questionado sobre  uma nova trégua entre Israel e o Hamas, conducente a um cessar-fogo e à libertação de reféns.

"Espero que, no início do fim de semana, o meu conselheiro de Segurança Nacional diga-me que estão perto.  Ainda não terminaram. A minha esperança é que, na próxima segunda-feira, tenhamos um cessar-fogo", adiantou Biden, em Nova Iorque, depois de ter gravado uma participação no programa da NBC 'Late Night With Seth Meyers'.

De notar que o Qatar, Egipto e os Estados Unidos têm sido actores fundamentais nos contactos com Israel para tentar chegar a um acordo de cessar-fogo e à libertação dos reféns detidos pelo Hamas na Faixa de Gaza desde 7 de Outubro.

Washington revelou que tinha sido encontrado um "meio-termo"durante as recentes negociações em Paris para garantir uma trégua. No entanto, no mesmo dia, o Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que só haverá um acordo sobre uma trégua em Gaza se o grupo islamita palestiniano Hamas abandonar o que considerou serem "exigências delirantes", e reiterou a intenção de Israel de levar a cabo muito em breve uma grande ofensiva militar em Rafah, no sul do enclave palestiniano e junto à fronteira com o Egipto, apesar dos múltiplos apelos da comunidade internacional, e da ONU em particular, para que não o faça.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo