Mundo

Japão pode ser membro do pacto militar AUKUS

A Austrália, os EUA e o Reino Unido vão iniciar conversações sobre a inclusão de novos membros no pacto militar AUKUS como o Japão, encarada como uma forma de dissuasão contra a China, noticiou o jornal britânico Financial Times (FT).

09/04/2024  Última atualização 10H15
© Fotografia por: DR

A AUKUS é um pacto que tem como objectivo principal a entrega de submarinos nucleares à Austrália, mas a principal mudança, a ser operada em breve, deveria ser em tecnologias relacionadas, conforme fontes citadas pelo jornal.

No entanto, a medida da AUKUS "compromete os membros a desenvolver, em conjunto, computação quântica, submarina, hipersônica, bem como inteligência artificial e tecnologia cibernética”. Ao mesmo tempo, o chamado "pilar um", que foi projectado para entregar submarinos de ataque com propulsão nuclear à Austrália, não será expandido, segundo o Financial Times, no último sábado, citado pela imprensa brasileira.

A AUKUS, que começou em 2021, é considerada uma medida para enfrentar o crescente poder da China na região da Ásia-Pacífico. A China chamou o pacto de perigoso e advertiu que poderia estimular uma corrida armamentista regional.

Kurt Campbell, vice-secretário de Estado dos Estados Unidos da América, disse, na quarta-feira passada, que os submarinos construídos no âmbito da AUKUS poderiam ajudar a deter qualquer acção chinesa contra Taiwan, que Pequim reivindica como seu território.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo