Mundo

Joe Biden afirma que vai concorrer contra uma criança

Num discurso no jantar da Associação de Correspondentes da Casa Branca (WHCA. Sigla em inglês), Joe Biden fez ainda questão de sublinhar a desavença entre o ex-Presidente e o seu Vice-Presidente, Mike Pence, e de recordar o caso Stormy Daniels.

29/04/2024  Última atualização 09H00
Joe Biden, actual Presidente, e o seu oponente, Donald Trump, enfrentam-se em Novembro © Fotografia por: DR

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez uma série de piadas sobre o seu adversário nas eleições presidenciais, Donald Trump, descrevendo-o como uma "criança de seis anos”. No discurso, fez ainda questão de frisar a desavença entre o ex-Presidente e o seu adjunto, sobretudo durante os acontecimentos de 6 de Janeiro de 2021, aquando da invasão ao Capitólio, sede do poder legislativo dos Estados Unidos.

"As eleições de 2024 estão a decorrer em pleno e, sim, a idade é um problema”, começou por referir durante o jantar da WHCA, no sábado à noite. "Sou um homem adulto a concorrer contra uma criança de seis anos”, atirou o Presidente de 81 anos.

Biden referiu-se depois à desavença de Trump com Mike Pence, que se adensou depois do assalto ao Capitólio, a 6 de Janeiro de 2021. O ex-Vice-Presidente dos EUA chegou mesmo a enfrentar Trump nas primárias republicanas e, recentemente, afirmou que não o vai apoiar nas eleições presidenciais de Novembro.

"A idade é a única coisa que temos em comum. A minha Vice-Presidente apoia-me de facto”, atirou Biden, enquanto a número dois na hierarquia dos Estados Unidos, Kamala Harris, que estava sentada perto do palco, se riu e aplaudiu, de acordo com o The Guardian.

Seguiu-se uma referência ao julgamento de Trump em Nova Iorque, onde é acusado de ter comprado o silêncio da atriz de filmes pornográficos Stormy Daniels, a um mês da eleição presidencial em 2016, dadas as suas alegações de que teria tido um encontro sexual com o multimilionário. O nome Stormy, sublinhe-se, significa 'tempestuoso' na língua portuguesa, designação que tem utilizada para descrever alegadamente os dias turbulentos de Trump.

"Donald tem tido alguns dias difíceis ultimamente. Pode dizer-se que são tempos tempestuosos”, afirmou o Presidente Joe Biden.

Houve ainda tempo para criticar o novo esquema de Trump, que está a vender bíblias intituladas 'Deus Abençoe os EUA', que incluem uma cópia da Constituição norte-americana e custam cerca de 60 dólares (56 euros).

"Trump está tão desesperado que começou a ler as Bíblias que está a vender. Depois chegou ao primeiro mandamento: 'Amar a Deus sobre todas as coisas'. Foi então que a pousou e disse: "Este livro não é para mim”, ironizou o Presidente norte-americano.

O jantar ocorreu numa altura em que manifestantes pró-Palestina se juntaram em frente ao hotel Washington Hilton, que acolheu Biden e os seus convidados, para apelar a um boicote em solidariedade com os jornalistas que morreram em Gaza. No entanto, o Presidente norte-americano não se pronunciou sobre o assunto.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo