Sociedade

Jornalistas regressam a Luanda com histórias e sonhos do campo

Carla Bumba

Jornalista

Depois de 26 dias a percorrer o país, os integrantes do projecto “Grande Reportagem - Andar o País pelos caminhos da Agricultura” regressaram, ontem, a Luanda, tendo sido recebidos pelo ministro da Agricultura e Pescas, António Assis, e o secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Carnaval.

27/03/2021  Última atualização 12H36
Membros do Executivo elogiaram a iniciativa dos profissionais © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro
Os jornalistas percorreram  5.650 quilómetros em visita a fazendas agro-pecuárias, institutos agrários e tiveram encontros com cooperativas de agricultores familiares. O objectivo, segundo os organizadores, foi de mostrar as potencialidades agrícolas do país e reportar as dificuldades e no campo. Numa altura em que o Executivo tem estado a empreender no domínio da Agricultura, em particular a familiar, o secretário de Estado da Comunicação Social elogiou a iniciativa da caravana e desejou que fosse replicada por outros sectores. 

Nuno Carnaval afirmou ser necessário conhecer o país para torná-lo melhor para todos. Frisou que ainda há muito trabalho a ser feito sobre as telecomunicações e comunicação social, mas que há acções em curso para a modernização e extensão do sinal da Rádio e Televisão, melhoria da distribuição dos jornais e modernização dos sites existentes.
O objectivo, segundo Nuno Carnaval, é consagrar o direito à informação a todo o cidadão e, sobretudo, levar as infra-estruturas para a extensão do sinal das operadoras de telefonia móvel e fixa.
 

Novidades na Agricultura

Diante das dificuldades relatadas pelos agricultores aos jornalistas, o ministro da Agricultura e Pescas, António Assis, garantiu algumas acções em curso para reduzir o sofrimento dos empresários e das famílias agrícolas.  
António Assis anunciou, para breve, a entrada em funcionamento de uma fábrica de fertilizantes e a redução da importação do produto.

"O Governo trabalha neste sentido e já conseguiu um parceiro estrangeiro privado que vai fazer um enchimento nesse domínio e, brevemente, teremos uma fábrica de fertilizantes e pesticidas aqui em Angola”.
O director de informação e mentor do Projecto, José Rodrigues, considerou "um grande desafio a ousadia de fazer jornalismo em condições adversas fora da comodidade das redacções”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade