Mundo

José Maria Neves visita Espanha

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, inicia hoje uma visita de sete dias a Espanha para a Conferência das Nações Unidas para a Década dos Oceanos e com um programa de trabalho paralelo, anunciou ontem a Presidência, citada pela Lusa. A conferência da ONU decorre de 9 a 12 de Abril, em Barcelona.

06/04/2024  Última atualização 13H40
© Fotografia por: DR

José Maria Neves será um dos oradores convidados a intervir na abertura do encontro de alto nível, que reúne a comunidade internacional e parceiros para debater "progressos e prioridades, três anos após a declaração da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030". O Presidente deverá cumprir, durante uma semana, "uma intensa e multifacetada agenda, visando o reforço das relações de cooperação no âmbito bilateral e multilateral, dando uma atenção também especial às comunidades cabo-verdianas radicadas nas regiões de Madrid (dia 6), Galiza (dia 7), Leon (dia 8) e Barcelona", anunciou em comunicado.

O chefe de Estado vai visitar a sede da Organização Mundial do Turismo e reunir-se com Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da ONU para o sector, a 5 de Abril, em Madrid. Ainda na capital espanhola, será recebido no dia 9 pelo rei espanhol Filipe VI, no Palácio de la Zarzuela. Para o dia seguinte está marcado um encontro com a directora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, em Barcelona.

Entretanto, no país, o Fundo Mais, para apoios sociais do Governo cabo-verdiano, terá uma dotação de cerca de 678 milhões de escudos para 2024, quase cinco vezes mais que em 2023, segundo uma resolução que entrou ontem em vigor.  A maior parcela, correspondente a 80% do valor, será entregue em forma de Rendimento Social de Inclusão (RSI) a famílias em situação de pobreza extrema, que o Governo pretende erradicar até 2026.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo